Alimentação Escolar

.

Importância da Alimentação EscolarCardápios
This is box title
Alimentar-se de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todo indivíduo. A Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino de Taubaté tem como objetivo garantir aos alunos matriculados acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreenda alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura e promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Quando se trata de Alimentação Escolar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece parâmetros para que a alimentação seja nutricionalmente completa e balanceada.

This is box title
Os cardápios da alimentação escolar são elaborados e acompanhados pelas nutricionistas habilitadas do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté, e levam em consideração:

  • As recomendações nutricionais para cada faixa etária;
  • O horário de permanência do escolar na unidade escolar;
  • Os hábitos alimentares locais;
  • Época de safra dos gêneros alimentícios;
  • As facilidades de preparo;
  • O sabor agradável;
  • A boa apresentação;
  • A viabilidade da estrutura física e de pessoal;
  • As condições higiênico-sanitárias.
This is box title
Os cardápios publicados neste aviso têm abrangência mensal e visam garantir, necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados na educação básica, sendo de  no mínimo 20%  para alunos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos – EJA, 30% dos alunos em período parcial e, quando em período integral 70% das necessidades nutricionais.

Em atendimento a legislação, as unidades escolares que apresentam alunos com solicitação de alimentação especial, devido a uma patologia ou investigação médica (mediante laudo médico), tem o cardápio da alimentação escolar adequado às condições especificas do aluno.

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE e as Comissões Fiscalizadoras da Alimentação Escolar de cada unidade de ensino também realizam o acompanhamento dos cardápios utilizados na Rede Municipal de Ensino.

A unidade escolar é um espaço privilegiado, pois acompanha as diversas fases do desenvolvimento do aluno, podem, em algumas, moldar os hábitos alimentares que repercutirão para toda a vida.

A Alimentação Escolar representa a possibilidade de uma alimentação mais saudável, acesso a alimentos de qualidade e, contudo auxilio no desenvolvimento, rendimento e aprendizado de todos os alunos.

2024

2023

Dezembro

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

Janeiro

2022

Dezembro

Novembro

Outubro

Setembro

Agosto

Julho

Junho

Maio

Abril

Março

Fevereiro

2021

2020

2019

2018

Pular para o conteúdo