MUSEU
MONTEIRO
MON TEIRO
LOBATO
LO BATO
Missão
A preservação e a divulgação da obra de Monteiro Lobato, por meio de programas de preservação, comunicação e pesquisa, voltados para diferentes públicos.
Missão
A preservação e a divulgação da obra de Monteiro Lobato, por meio de programas de preservação, comunicação e pesquisa, voltados para diferentes públicos.
Visão
Tornar-se um centro de referência nacional sobre a vida e a obra de Monteiro Lobado, e sobre literatura infantil. folclore e cultura tradicional caipira.
Visão
Tornar-se um centro de referência nacional sobre a vida e a obra de Monteiro Lobado, e sobre literatura infantil. folclore e cultura tradicional caipira.
Valores
Atuar com postura ética de bom atendimento ao público visitante, respeito e fidelidade à obra original de Monteiro Lobato.
Valores
Atuar com postura ética de bom atendimento ao público visitante, respeito e fidelidade à obra original de Monteiro Lobato.
Acervo
1058
itens catalogados no total
317
itens na iconocoteca
Sobre a Política de Acervos Digitais 2021
A elaboração da Política de Acervos Digitais do Museu Monteiro Lobato constitui um importante passo na implementação do Plano Museológico de 2010 e no processo de modernização do museu, realizado pela empresa ConectaMUS, através do Edital nº 13/2019, do Programa de Ação Cultural (ProAc): “Modernização de Acervos de Museus e Arquivos” no estado de São Paulo.Uma política de gestão de acervos é um instrumento normativo para demarcar ações referentes ao conjunto das obras de instituições museológicas, estabelecendo, assim, os procedimentos que definem seu escopo e delimitam suas bases jurídicas, éticas, conceituais e técnicas. Em linhas gerais, é um documento que estabelece o compromisso que o museu assume com o acervo sob sua responsabilidade, em benefício da comunidade. Ela garante que as coleções digitais geridas pela instituição sejam preservadas dentro dos parâmetros éticos e profissionais que dizem respeito à missão institucional do museu, sobretudo no que se refere ao processo de musealização dos acervos, envolvendo preservação (seleção, aquisição, gestão, conservação), pesquisa (com fins de catalogação) e comunicação (por meio de exposição, publicações etc.).
DOWNLOAD DA POLÍTICA DE ACERVOS DIGITALExposição Gamificada
A boneca Emília te leva para uma grande aventura no Reino das Águas Claras e pela Floresta Capoeirão dos Tucanos em "Emília no mundo Gamer"!
Enquanto passeia pelos universos encantados de Monteiro Lobato, a boneca mais curiosa e esperta do sítio, explora também a vida e obra do escritor. São várias missões e desafios até chegar na Cuca e espantá-la com pó de pirlimpimpim. Tudo isso com a ajuda de Tia Nastácia, Narizinho, Tio Barnabé, do Saci e de muitos livros encontrados pelo caminho.
Venha jogar!As atividades teatrais no Museu Monteiro Lobato cumprem um importante papel no setor educativo da instituição. Os espetáculos foram instituído na década de 90 pela Prof. Conceição Molinaro, tiveram a sua continuidade garantida pela Profª Tina Lopes. O enredo é pautado na obra infantil do Monteiro Lobato, nos quais os atores atuam caracterizados com as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A adaptação da obra para o teatro é feita pelo educativo do museu de forma colaborativa, com um coordenador artístico e o elenco de atores, onde a cada quatro meses são executadas novas montagens teatrais. Atualmente o espaço possui capacidade para 120 pessoas, o elenco conta com 12 atores que são escolhidos anualmente através de processo seletivo em parceria com o CIEE, Centro de Integração Empresa Escola.
Territori
alidades
São muitos os territórios que fizeram parte da vida de Lobato. A Chácara do Visconde, onde está localizado o Museu Monteiro Lobato, é um deles. Nessa exposição virtual apresentamos outros espaços frequentados pelos escritor, que fizeram parte da formação do autor e de sua obra.
Horários
Visitação ao CASARÃO:
De terça à sexta-feira: das 9h às 16h30
Sábado e Domingo: das 9h às 12h e das 13h às 16h30
Visitação Área externa:
De terça à domingo, das 09h às 17h
Sessão de Teatro:
Horários das sessões de teatro aos finais de semana e feriados: 11h e 15h30
Para haver o espetáculo teatral é necessário público mínimo de 10 pessoas.
A retirada de senhas é feita com 30 minutos de antecedência do início de cada sessão.
As senhas são distribuídas pelo(a) Monitor(a) em frente ao Casarão caso haja o público mínimo.
Os(as) Monitores(as) estarão encaminhando o público para o Teatro faltando 10 minutos para o início da sessão.
Não será permitida a entrada para o Teatro após o início da apresentação teatral, mesmo estando com senha.
Dentro do Teatro não é permitido o uso de câmera fotográfica/celulares para fotos ou filmagens do espetáculo.
- Para grupos, pedimos a realização de agendamento via telefone: (12) 3625-5062.
- Para mais informações sobre agendamento, pedimos preferencialmente que se estabeleça contato telefônico das 10h30 às 12h30 e das 13h30 as 17h,
- Recomendamos o acompanhamento de nossas mídias sociais para mais informações sobre programação e conteúdos sobre o Museu.
Mais informações
Endereço
Av. Monteiro Lobato, S/N
Chác. do Visconde – Taubaté/SP
CEP 12050-730
Link do Google Maps, Clique Aqui