Home / Destaque home / Universitários entram na luta contra o Aedes aegypti em Taubaté

Universitários entram na luta contra o Aedes aegypti em Taubaté

Estudantes da Unitau (Universidade de Taubaté) participam na tarde desta quarta-feira, 9 de março, de uma capacitação promovida pela Vigilância Epidemiológica municipal para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti programadas para o próximo dia 19 de março em Taubaté. Outra capacitação está prevista para ocorrer no dia 16.

Além dos universitários, militares do Cavex (Comando de Aviação do Exército) confirmaram a presença na mobilização em apoio aos agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos). Cerca de 100 pessoas devem integrar a mobilização.

O “Dia D de combate ao Aedes” contará com visitas a residências, distribuição de folhetos, exibição de faixas e orientações à população em estandes na praça Dom Epaminondas.

O objetivo é reduzir o número de criadouros do mosquito para evitar a proliferação de casos de dengue, chikungunya e zika em todo o município.

Taubaté enfrenta uma epidemia de dengue e ultrapassou o indicador de 100 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes no início deste mês. Desde o início do ano são 334 casos confirmados de dengue no município.

Ações educativas estão entre as ferramentas mais eficazes para o combate ao mosquito. Uma equipe do CAS também vai promover no dia 16 de março uma capacitação de coordenadores pedagógicos da educação infantil e do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 80 profissionais atuarão como agentes multiplicadores em suas unidades.

A população também deve ajudar. Cada um precisa cuidar de seu imóvel, fazendo a vistoria dos jardins, vasos e materiais que podem juntar água e fazer o descarte de lixo e entulho da maneira correta, em locais adequados, nunca em calçadas ou terrenos públicos ou privados.

Denúncias sobre criadouros em potencial devem ser feitas ao CAS pelo telefone 3635-4091. A prefeitura também disponibiliza o hotsite xô mosquito (http://taubate.sp.gov.br/xomosquito/) para o encaminhamento de denúncias.