Sobre Ouvidorias Municipais
As Ouvidorias Municipais são um instrumento do Estado Democrático porque constituem um espaço de abertura às demandas e negociação dos interesses do cidadão. Nesse cenário, as Ouvidorias Públicas brasileiras constituem um canal decisivo para a escuta e encaminhamento de questões que afetam os cidadãos.
O que é uma Ouvidoria Pública
Ouvidoria Pública é a instância de controle e participação social responsável por interagir com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos.
As Ouvidorias desempenham também papel pedagógico uma vez que atuam numa perspectiva informativa, trazendo aos usuários mais conhecimentos sobre seus próprios direitos e deveres, incrementando, assim a sua capacidade crítica e autônoma. Nesse sentido, quanto mais o usuário participa, mais ele se torna capacitado em fazê-lo.
Através do canal de Ouvidoria o usuário de serviços públicos do poder Executivo Municipal pode expressar seu ponto de vista por meio do registro de manifestações, como por exemplo: reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações de providências.
Cabe a ouvidoria, a análise das manifestações recebidas. Todas as manifestações são importantes, pois podem informar aos gestores das políticas públicas acerca da existência de problemas e, como consequência de provocar melhorias conjunturais e estruturais. Dessa forma, as Ouvidorias constituem-se, também, em importantes instâncias de gestão, pois subsidiam os gestores públicos com informações necessárias para o aperfeiçoamento dos serviços públicos.
Funções da Ouvidoria Pública
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha o caso às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, providenciar mudanças, assim como apontar situações irregulares no Órgão ou entidade cuja ação está sendo questionada. Constitui, portanto, mais um canal por meio no qual o cidadão participa de forma efetiva no controle social da gestão pública.
Relatório de Fechamento – 2021 | Clique Aqui
Relatório de Gestão – 2023 | Clique Aqui
CARTA DE SERVIÇO ÁREA DA RECEITA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO ADMINISTRAÇÃO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO DIVISÃO DE INSPETORIA FISCAL | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO CADASTRO MOBILIÁRIO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO CADASTRO IMOBILIÁRIO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO CONTROLADORIA GERAL | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATERIAIS | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE ESPORTES | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO DEPARTAMENTO DE FROTAS | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE HABITAÇÃO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E BEM-ESTAR ANIMAL | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE OBRAS | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE JUSTIÇA E CIDADANIA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE SAÚDE | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE GOVERNO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇOS DA SECRETARIA DE SEGURANÇA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO SECRETARA DE CULTURA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO AUDITORIA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO PROCON | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO POLICLINICA INFANTIL | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO PROCURADORIA TRIBUTÁRIA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO PROCURADORIA TRABALHISTA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO PROCURADORIA JUDICIÁRIA | CLIQUE AQUI
CARTA DE SERVIÇO PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO | CLIQUE AQUI