Home / Destaque home / SEPLAN SE DESTACA EM AÇÕES QUE ESTIMULARAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TAUBATÉ

SEPLAN SE DESTACA EM AÇÕES QUE ESTIMULARAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TAUBATÉ

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), realizou diversas ações ao longo de 2021, que impactaram positivamente no desenvolvimento e crescimento da cidade.

Uma dessas ações foi a elaboração da lei que autoriza a regularização e legalização das edificações irregulares ou clandestinas do município que estejam em desacordo com o Plano Diretor, Código de Obras e demais legislações urbanísticas, desde que atendam aos critérios necessários.

Para orientar munícipes e profissionais técnicos a respeito dessa lei, profissionais da SEPLAN, criaram uma cartilha de orientação com a apresentação da lei, definição de regularização e legalização, documentação exigida, informações sobre multas e contrapartidas financeiras, vistoria responsável, laudo técnico de vistoria responsável, entre outros assuntos.

VEJA MAIS:

Apenas esse ano, cerca de 1.700 projetos entre residenciais e comerciais, foram aprovados através do processo eletrônico. Outros 84 projetos foram aprovados através da Aprovação Rápida Eletrônica (ARE) e ao todo 505.793,53 m2 de construção e legalização de área foram aprovados.

Cinco loteamentos também foram aprovados para serem construídos na cidade, totalizando aproximadamente 705 mil m2 de área regularizada e mais de 1.800 novos lotes.

A SEPLAN também foi a responsável pela elaboração do decreto que prorroga o pagamento da contrapartida financeira da outorga onerosa do direito de construir, que é um instrumento urbanístico que trata da edificação acima do coeficiente básico até o máximo previsto, conforme a zona no qual determinado lote está inserido.

Com essa alteração, o parcelamento da outorga onerosa poderá ser parcelado em até 24 vezes e o atraso do pagamento das parcelas sujeitará o devedor ao pagamento de uma multa. O empreendedor que optar pelo pagamento à vista será beneficiado com 10% de desconto do valor integral.

Entre os projetos elaborados pelos profissionais da Secretaria de Planejamento estão: do Centro de Convivência do Idoso; ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas; ampliação do Shopping Popular; implantação da Rua Gourmet na Praça Santa Terezinha; do centro Especial de Treinamento do Handebol; implantação do parque linear na Avenida Marrocos, ampliação do canil no Centro de Controle de Zoonoses, entre outros.

Veja também

PREFEITURA DE TAUBATÉ IRÁ REGULARIZAR ÁREA DO “PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO” E REALIZAR CONCESSÃO DE USO PARA NOVAS EMPRESAS

A atual gestão da Prefeitura de Taubaté decidiu regularizar o espaço que era destinado para …