Home / Destaque home / FAC INICIA PRODUÇÃO DE ADUELAS DE CONCRETO

FAC INICIA PRODUÇÃO DE ADUELAS DE CONCRETO

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Obras (SEO), está produzindo aduelas de concreto na Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC) da municipalidade. O projeto foi desenvolvido por profissionais da Secretaria de Obras e da FAC.

Por se tratar de um material mais resistente e com maior durabilidade, essa iniciativa tem como objetivo fornecer aduelas de concreto para o projeto de substituição de pontes e “passagens de água” de madeira da zona rural.

As aduelas de concreto medem 2m x 2m e começaram a ser produzidas na FAC esse ano e por ser um projeto novo são produzidas em média 8 aduelas por mês. Aduelas são estruturas pré-fabricadas de concreto armado que podem ser utilizadas na construção de pontes e na rede de galeria de águas pluviais, por exemplo.

O processo de produção tem início com a montagem da estrutura de ferro, em seguida a ferragem é colocada na forma de aduelas para que o concreto possa ser colocado. No dia seguinte a forma é retirada e depois de três dias a aduela pode ser armazenada em outro local onde ficará por 28 dias, que é o tempo ideal de cura do concreto.

No primeiro passo desse projeto foi produzido um conjunto de formas de aço com materiais reaproveitados, sem gerar nenhum custo aos cofres públicos. A expectativa é que em breve outra forma possa ser utilizada e assim aumentar a produção das aduelas.