Home / Destaque home / SEMABEA REALIZA VISITA TÉCNICA EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM CAMPOS DO JORDÃO

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (SEMABEA) da Prefeitura de Taubaté visitaram o Parque Estadual de Campos do Jordão na sexta-feira, dia 8 de julho.

Conhecido regionalmente como Horto Florestal, o Parque Estadual de Campos do Jordão é uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, assim como o Parque Natural Municipal Vale do Itaim.

A categoria de Parques das Unidades de Conservação tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A visitação pública dessas áreas está sujeita às normas e restrições que devem ser estabelecidas no Plano de Manejo da Unidade. Atualmente a Prefeitura de Taubaté está em fase de elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Vale do Itaim, documento que estabelecerá o zoneamento da área do Parque e as normas que nortearão o seu uso.

O objetivo da visita foi buscar mais informações sobre o funcionamento do Parque Estadual, que atualmente conta com atividades e estruturas voltadas à visitação turística e de lazer, realizadas por empresa autorizada por meio de concessão dos serviços.

O Parque Estadual de Campos do Jordão conta com serviços de restaurante, loja de artesanatos, loja de suvenires, chocolataria, centro de visitantes, centro de exposições, passeios guiados, passeio de trenzinho, locação de bicicletas, trilhas diversas, lagos, tirolesas, arborismo, além das estruturas dos setores administrativos.

A intenção para o uso do Parque do Itaim futuramente é conciliar a conservação da natureza com o melhor aproveitamento da área de acesso ao público, visando seu potencial de visitação e turismo ecológico, respeitando os objetivos de criação da Unidade de Conservação.