Home / Destaque home / SEMOB ORIENTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS VAGAS SOLIDÁRIAS

SEMOB ORIENTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS VAGAS SOLIDÁRIAS

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que para utilizar as vagas solidárias, da zona azul do município, o usuário deve realizar a ativação gratuita da vaga através do aplicativo “Vaga Inteligente” ou dos terminais de autoatendimento.

Para realizar a ativação por meio do aplicativo “Vaga Inteligente” é necessário fazer o download ou atualizar o aplicativo, em seguida escolher a cidade de Taubaté, clicar no ícone “Setor” e escolha a opção “Solidário”, na sequência selecione o “Valor/Tempo” de 30 minutos e clique em “Utilizar crédito”. Pronto, dessa forma o usuário já estará utilizando a vaga solidária.

Já para fazer a validação nos parquímetros, o primeiro passo é retirar o cartão gratuitamente na sede da empresa Estapar, que é a empresa responsável pela zona azul de Taubaté, e em seguida fazer a solicitação da vaga solidária nos terminais.

VEJA MAIS:

Todas essas vagas estão demarcadas e caracterizadas de maneira exclusiva como “Vaga Solidária” para que os motoristas possam identificá-las. Elas estarão espalhadas por toda a região central.

Ao todo foram criadas 70 vagas solidárias e elas permitem que o motorista estacione de forma gratuita nos locais indicados como “Vaga Solidária” por até 1 hora por dia, divididos em dois tempos de meia hora cada, entre os períodos da manhã e tarde. Caso seja necessário permanecer por um período maior que 30 minutos, o usuário deverá retirar o veículo da vaga solidária e colocar em uma vaga rotativa normal.

A iniciativa tem como objetivo permitir que as pessoas estacionem nesses locais para realizar alguma tarefa rápida, facilitar o embarque e desembarque de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida e também incentivar o comércio.

Essas vagas poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e das 13h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

A sede da empresa responsável pela Zona Azul na cidade está localizada na Rua Monsenhor Siqueira, 169, centro.