Home / Destaque home / SAMU COMPLETA 5 ANOS DE ATIVIDADES EM TAUBATÉ

SAMU COMPLETA 5 ANOS DE ATIVIDADES EM TAUBATÉ

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completa quatro anos de atividades em Taubaté e região com a marca de 274.709 chamadas e 215.466 atendimentos concretizados.

O serviço foi implantado em 24 de novembro de 2016, por meio do Cisamu, consórcio municipal que hoje reúne as cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.

O balanço também reflete a importância do médico regulador na triagem dos casos e a liberação das viaturas em situações de real necessidade. Dos 141.043 atendimentos que passaram pelo crivo dos médicos em cinco anos, foram atendidos 111.229 com o empenho de ambulâncias.

Emergências de ordem clínica lideram o ranking de atendimentos, com 69.631 ocorrências registradas. Os traumas estão em segundo lugar, com 25.965 casos.

As unidades de urgência e emergência da Prefeitura de Taubaté lideram os encaminhamentos de pacientes na região. Com destaque para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, seguida pela UPA San Marino.

Fica o alerta quanto aos casos de recusa de atendimentos ou remoção, que neste ano totalizou 7.591 recusas.

O serviço de resgate e transporte de pacientes é feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente faz a triagem inicial e a encaminha para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência. Até 2021 o Samu recebeu 12.646 trotes telefônicos.