Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / Primeiro teatro móvel solar do país chega a Taubaté neste final de semana

Primeiro teatro móvel solar do país chega a Taubaté neste final de semana

A caravana com o primeiro teatro móvel solar do Brasil estaciona em Taubaté neste final de semana (sexta, dia 17, e sábado, dia 18), com apresentações gratuitas, que acontecem na Praça Santa Terezinha, no Centro.

No primeiro dia, as apresentações acontecem das 9h às 17h. No sábado, as atrações vão das 15h30 às 19h30. O evento é do Instituto CCR, com o patrocínio da CCR NovaDutra, e apoio da Prefeitura. A ação busca levar o Teatro a Bordo a cidade, com um palco itinerante ao ar livre com a energia do sol.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem oito anos de estrada e foi visto por mais de 350 mil espectadores em aproximadamente 170 cidades brasileiras.

Em 2015, os criadores decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa, entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

Para o funcionamento do teatro foram instalados módulos fotovoltaicos contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica, que supre em 100% a demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos.

Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.