Home / Destaque home / PESSOAS ACOMPANHADAS PELO CENTRO POP PRESTARAM CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA

PESSOAS ACOMPANHADAS PELO CENTRO POP PRESTARAM CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA

No último domingo, dia 23 de janeiro, foi realizado o concurso público para preenchimento de vagas para cargos de Ensino Fundamental, Médio e Superior da Prefeitura de Taubaté. Muitas pessoas se inscreveram para concorrer aos cargos oferecidos, entre elas 35 pessoas acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado, conhecido como Centro Pop, que estão em situação de rua ou no processo chamado de “superação das ruas”.

Algumas inscrições foram realizadas por meio do pedido de isenção da taxa e outras foram pagas com a ajuda de familiares.

A orientadora social Natália Ohana trabalha no Centro Pop há seis meses e foi a responsável por dar as aulas de reforço e as matérias estudadas foram as exigidas na descrição do edital. O curso foi frequentado por 14 pessoas, entre elas dona Ângela Lacerda Nery, de 44 anos, que coleta materiais recicláveis e participa das atividades do Centro Pop desde dezembro de 2020.

Dona Ângela, conheceu este equipamento de Proteção Social Especial através de uma antiga professora, que a viu dormindo nas ruas e a aconselhou que procurasse auxílio no Centro de Referência. “Fui muito bem acolhida desde o primeiro dia e logo que cheguei ao Centro Pop fui encaminhada para conversar com uma assistente social, no final do mês já estava participando das atividades desenvolvidas”, ressaltou.

No Centro Pop ela participa das atividades oferecidas de segunda a sexta-feira, e quando ainda morava nas ruas tomava banho, fazia a troca de roupa e também se alimentava. Uma das atividades que ela participou foi do curso de capacitação voltada ao concurso público da Prefeitura, que acontecia nas dependências da unidade todas as segundas e quartas-feiras, no período da tarde.

Na opinião dela, a capacitação foi muito importante e deu mais segurança para realizar a prova. “A última vez que estudei foi em 2005. A professora Natália fez a inscrição eu paguei com o auxílio que recebi do Governo. Ela é excelente, explicava muito bem a matéria e sempre que alguém faltava na aula ela fazia questão de tirar cópia da matéria dada para que ninguém perdesse nenhuma matéria”.

“O Centro Pop é minha segunda casa. As meninas sempre me orientaram a voltar a morar com minha família porque nas ruas a gente passa por muitas situações de violência”, explicou Ângela Lacerda, que se encontra no processo chamado pelos profissionais de “superação das ruas” e já retornou ao convívio familiar. Ela está morando com a mãe e a filha e voltou para a cada da família para poder ajudar a cuidar da mãe que está fazendo tratamento de saúde.

A unidade é um espaço destinado à permanência durante o dia das pessoas em situação de rua e é a porta de entrada das Políticas Públicas. Alguns dos serviços ofertados no Centro Pop são: atendimento psicossocial; encaminhamentos a outros serviços, como o abrigo municipal; kits lanche e higiene, tíquete Bom Prato, entre outros.

Veja também

PREFEITURA DE TAUBATÉ IRÁ REGULARIZAR ÁREA DO “PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO” E REALIZAR CONCESSÃO DO USO PARA NOVAS EMPRESAS

A atual gestão da Prefeitura de Taubaté decidiu regularizar o espaço que era destinado para …