Home / Destaque home / Comunidade debate diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Taubaté

Comunidade debate diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Taubaté

Durante o mês de julho, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté vai realizar audiências públicas para discutir a revisão do Plano de Mobilidade Urbana.  Serão quatro sessões divididas em regiões da cidade: oeste, leste, sul e norte.
O processo participativo será mediado pela empresa TcUrbes e contará com a presença dos gestores municipais. Nessas ocasiões será apresentado o prognóstico elaborado, com as estratégias, propostas e ações para a mobilidade urbana para os próximos 10 anos. Também será possível acolher as sugestões das comunidades locais por meio da participação popular.
Esta etapa propositiva visa consolidar a revisão e possibilitar o desenvolvimento da etapa final do trabalho, que prevê a elaboração do Plano de Ação e a publicação de Lei Municipal que consolidarão as políticas públicas a serem adotadas em curto, médio e longo prazo.
O diagnóstico já apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Taubaté em 27 de maio foi elaborado pela empresa de consultoria com auxílio da equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana.  O documento é baseado em informações e dados levantados nas: secretarias municipais; oficina técnica participativa realizada em fevereiro com representantes de secretarias e conselhos municipais; pesquisas como a de mobilidade urbana respondida pela população através das redes sociais, aplicativo de transporte e site da prefeitura. O material está disponível para consulta em www.taubate.sp.gov.br/planodemobilidadeurbana.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Taubaté vigente é de 2015 e previu intervenções imediatas no sistema de transporte público e de trânsito. O objetivo foi de reorganizar o serviço e a circulação viária no município, bem como a contenção dos índices de acidentes e mortes no trânsito, que acumulou uma redução de 65% nos últimos seis anos.
O plano está sendo revisado em consonância com o novo Plano Diretor Físico Municipal, aprovado em julho de 2017 e com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), estabelecida em 2012. A PNMU institui a obrigatoriedade da elaboração de planos de mobilidade em municípios com mais de 20 mil habitantes, além de estabelecer prioridades para meios de transporte não motorizados e coletivos.

Serviço:
Audiências Públicas de Revisão do Plano de Mobilidade Urbana
Às 19h15 nas seguintes datas e locais:

Região Oeste – Dia 03 de julho, quarta-feira, EMEI Irmã Placidina, Rua dos Gerânios, S/N, Bairrro Campos Elíseos;

Região Leste – Dia 10 de julho, quarta-feira, Salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, Santuário São Benedito, Estiva;

Região Sul – Dia 15 de julho, segunda-feira, EMIEF Dr. Avedis Victor Nahas, Rua Caminho dos Coqueiros, 631, Quinta das Frutas;

Região Norte – Dia 17 de julho, quarta-feira, Centro Comunitário Praça João Roman, Rua Pedrinho, 191, Gurilândia.