Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / CENTRO DIA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA CRIA O PROJETO RECOMEÇO

CENTRO DIA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA CRIA O PROJETO RECOMEÇO

Com o objetivo de estimular a readaptação e criar um ambiente de apoio e encorajamento para todos os assistidos e seus familiares, o Centro Dia para Pessoa com Deficiência (CDPCD) da Prefeitura de Taubaté criou o Projeto Recomeço.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, esta unidade do CDPCD atende 65 pessoas, entre jovens e adultos de 18 a 59 anos, com diversos tipos de deficiência física, visual, intelectual e múltiplas.

O Projeto Recomeço visa o retorno escalonado às atividades e a acolhida dos assistidos e também de seus familiares ou responsáveis para que todos se sintam mais seguros e respondam de maneira positiva com o mínimo de desconforto possível com este retorno.

Esta iniciativa busca estimular o acolhimento, a socialização, o reencontro com funcionários e colegas, o desenvolvimento da autonomia, a preparação para o retorno às atividades e o reforço dos cuidados com higiene e com o distanciamento, além da readaptação ao novo espaço.

VEJA MAIS:

Os assistidos foram convidados a conhecer o novo espaço físico do Centro Dia com seus familiares ou responsáveis. Durante a visita, que pode durar até 40 minutos, monitores e cuidadores atendem apenas duas pessoas por vez. Eles passam por uma breve entrevista pessoal e são encaminhados para uma oficina, que pode ser de dança, música ou educação física.

O Centro Dia PCD teve uma mudança nas instalações, por esse motivo houve essa preocupação e cuidado em definir estratégias para facilitar a readaptação e o retorno às atividades.

Devido à pandemia as aulas e as atividades estavam suspensas e os atendimentos passaram a ser realizados de maneira remota, apenas a entrega de kits e visitas da equipe técnica aconteciam em domicílio.