Home / Destaque home / AÇÕES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA REGISTRAM AUMENTO NO MÊS DE MAIO

AÇÕES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA REGISTRAM AUMENTO NO MÊS DE MAIO

A Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Segurança registrou aumento nas ações voltadas à área de segurança pública no município no mês de maio com índices maiores em patrulhamentos, rondas e operações de proteção e preservação do patrimônio público pela Guarda Municipal.

De janeiro a maio foram registrados 1.780 patrulhamentos em unidades de saúde do município como PAMOS, UPAS e UBS, número 15,96% maior em comparação com o ano anterior que registrou 1.535 ações. Somente para o mês de maio o aumento foi de 15% com 51 patrulhamentos a mais que em 2021 totalizando 391 ações voltadas a área da saúde.

Para a área da educação foram 1.122 rondas realizadas pela GCM no mês de maio em prédios da Secretaria de Educação e escolas do município, cerca de 90% de aumento em relação ao ano anterior que registrou 589 rondas, além de creches e Centros Comunitários que tiveram aumento de 165% na presença da Guarda Municipal com 481 rondas realizadas no mês passado.

Na “Operação Praça Segura” a Secretaria de Segurança já realizou de janeiro a maio 11.978 ações com a GCM no trabalho ostensivo de patrulhamento e fiscalização de parques e praças públicas, representando 19,80% de aumento em comparação as 9.998 ações realizadas no mesmo período de 2021. Em maio foram 2.826 operações, 12,59% de aumento no período contra 2.510 realizadas em 2021.

No Projeto Guardiã Maria da Penha que utiliza a Guarda Municipal na proteção de mulheres vítimas de violência de gênero, foram realizados de janeiro a maio 589 atendimentos às mulheres que obtiveram medidas protetivas contra o seu agressor. Somente em maio foram 114 atendimentos.

A Guarda Municipal entre um patrimônio público e outro durante seu deslocamento, realiza o patrulhamento preventivo, conforme o Art. 3º, inciso III, do Estatuto das Guardas Municipais.

Em maio foram 389 abordagens em fundada suspeita, 14 detidos colocados à disposição da justiça, 2 detentos capturados, 7 apreensão por tráfico/posse de entorpecentes, 12 ocorrências de furtos a bens públicos e 6 tentativas frustradas.