SECRETARIA DE PLANEJAMENTO URBANO DIVULGA CARTA ‘TAUBATÉ 400’ E APONTA DESAFIOS PARA 2045

A Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Taubaté apresenta a Carta Aberta resultante do 1º Encontro de Planejamento Urbano, intitulado “E_PLAN: Taubaté 400”. Este significativo evento ocorreu em 8 de novembro na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, e a carta, agora divulgada, representa um marco para o planejamento estratégico da cidade.

O 1º Encontro de Planejamento Urbano: “E_PLAN: Taubaté 400″ aconteceu em novembro, e teve como foco discutir o futuro da cidade em estabelecer metas até 2045, quando Taubaté completará 400 anos. Abordou principalmente a importância da política urbana e gestão do ordenamento territorial, cujo resultado servirá de base para posterior revisão do Plano Diretor do Município. Foram abordados os desafios da cidade e ações para o desenvolvimento sustentável, que proporcionou troca de experiências e apresentação de propostas de soluções para o desenvolvimento do município. O objetivo foi analisar os desafios existentes em Taubaté e incentivar a participação ativa da comunidade na construção de um desenvolvimento sustentável.

Os debates se concentraram em três eixos fundamentais: cidades inteligentes e humanas, planejamento integrado e mudanças climáticas que nortearam a construção da carta, que visa estabelecer um compromisso sólido entre a gestão municipal e a comunidade de Taubaté, sob o propósito de alcançar um planejamento urbano fundamentado em políticas públicas sustentáveis, inovadoras, democráticas, humanas e inclusivas.

Entre as diversas diretrizes e ações, há a proposta de garantir uma política pública de habitação de interesse social, com o objetivo de democratizar o acesso à terra urbanizada, habitação digna e sustentável por meio de políticas e programas de investimentos e subsídios, além de garantir o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, o Objetivo 11 de Cidades Comunidades Sustentáveis: tornar o município de Taubaté e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A íntegra da Carta pode ser acessada na edição do dia 14 de dezembro de 2023 no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura, página 147, na área da Secretaria de Planejamento ou pelo link: Taubaté | DIOENET | PLENUS SISTEMAS | Diários Eletrônicos – Edição: 306