PREFEITURA DE TAUBATÉ REALIZA AÇÕES DE CONSERVAÇÃO NA CAPELA DO PILAR

A Capela do Pilar no centro de Taubaté está passando por ações de conservação. Desde janeiro de 2023 foi iniciada no local uma prospecção pictórica, que é a pesquisa dos pigmentos e materiais que compuseram o imóvel ao longo do tempo. Esta fase inicial é realizada pela arquiteta restauradora Fernanda Helena Rodrigues Theodoro, contratada pela Prefeitura de Taubaté através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Esse material da pesquisa vai servir de base para o projeto de restauração e posteriores cuidados com o imóvel.

A Capela Nossa Senhora do Pilar foi inaugurada em 1748. Construída por Timóteo Corrêa de Toledo, é uma das poucas relíquias da arquitetura colonial no Estado de São Paulo que se mantém. O edifício religioso possui uma obra arquitetônica tradicional do barroco mineiro. Conhecida na cidade como Capela do Pilar ela é um importante patrimônio cultural brasileiro presente em Taubaté. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT); além do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico.

Em 2022 o imóvel foi integrado aos bens dominicais do município, que vem realizando ações para sua preservação, como obras emergenciais acordadas com o IPHAN executadas pela Secretaria de Obras, levantamento fotográfico e estudos preliminares sobre o estado do bem, assim como organização para realização do projeto de restauro pela Secretaria de Planejamento.

Com articulação das Secretarias de Cultura e Economia Criativa, Obras e coordenação da Secretaria Planejamento, está prevista para este ano a abertura parcial da Capela para visitação, em conjunto com ações de educação patrimonial. A intenção também é de promover visitas guiadas ao longo de todo o processo de restauração, possibilitando a participação e acompanhamento das obras de restauro pela população.

Estas medidas estão alinhadas com as diretrizes propostas para o Plano de Preservação do Patrimônio Cultural e da Paisagem, em fase final de elaboração pela Secretaria de Planejamento, o plano irá promover ações e diretrizes para preservação dos bens culturais do município.