SEPLAN APRESENTA NÚMEROS DE SERVIÇOS E AÇÕES DE 2022

SEPLAN APRESENTA NÚMEROS DE SERVIÇOS E AÇÕES DE 2022

Image

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), apresenta o levantamento das ações e os números referentes aos serviços realizados em 2022 pela pasta, com referência em licenciamento, projetos institucionais, projetos complementares e planejamento urbano.

A Secretaria se empenhou e se destacou em ações que estimularam o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Uma dessas grandes ações de 2022, foi o programa “Prefeitura Sem Papel”, que tem o objetivo de agilizar os atendimentos e os trâmites processuais de todos os departamentos da Prefeitura, bem como proporcionar mais transparência e comodidade aos munícipes.

Por meio do programa, mais de meio milhão de folha deixaram de ser usadas, numa ação sustentável inédita.

O “Prefeitura sem papel” também disponibilizou aos munícipes o aplicativo “1Doc Atendimento”. Através dele é possível acessar a central de atendimento da Prefeitura e ter acesso aos mesmos serviços disponibilizados no site: https://taubate.1doc.com.br/atendimento.

Outra grande contribuição foi a criação de 3 cartilhas com a finalidade de orientar e auxiliar os munícipes e profissionais técnicos, arquitetos e engenheiros civis.

Na cartilha de orientação para regularização e legalização de edificações, é possível acessar modelos de planilhas automatizadas e formulários padrões.

Todas as cartilhas podem ser facilmente acessadas no site da prefeitura: https://taubate.sp.gov.br/novo/planejamento/. Através do link: https://linktr.ee/seplannamao , é possível acessar o “Seplan Na Mão”, uma página que contém todas as informações para aprovação de projetos.

Em conjunto com a Defesa Civil, a SEPLAN realizou um treinamento de brigada de incêndio para (informar o público-alvo). E para este ano, planeja realizar uma conexão com a plataforma do corpo de bombeiro para acesso a área educacional “Lei Luca”, em conjunto com a Secretaria de Educação, Defesa Civil, SESEG e Corpo de Bombeiros.

PROJETOS

A SEPLAN aprovou 1683 projetos em 2022, destes 241 ARE (Alvará Rápido Eletrônico), contabilizando mais de 820.000,00m² de metragem, sendo 40.261,60m² ARE. Foram emitidos também, 45 alvarás para demolição de prédio e 97 alvarás de reforma. Em relação a guias emitidos, foram contabilizados 4.380 guias.

Em 2022, os profissionais da Secretaria de Planejamento concluíram 24 projetos institucionais de equipamentos públicos e 26 de desapropriação. Entre os projetos executados estão o Centro de Equoterapia, Portal de Quiririm, ESF Santa Luzia Rural, Novo Centro Pop, Reforma para implantação do CRAS BELÉM, Reforma e Ampliação da UPA CECAP, Ampliação do Centro Odontológico Cecap, Reforma do Ginásio da antiga ADPM e ampliação da ESF Continental e Piratininga.

Image
Image
Image

PLANEJAMENTO URBANO

Em questão de loteamentos, 6 projetos foram aprovados. Na emissão de certidões e alvarás, foram emitidos 31 alvará de eventos, 525 uso de solo e zoneamento, 84 diretrizes para empreendimentos.

Em 2022, a SEPLAN realizou dois importantes estudos, o da “Bacia do Rio Una”, para identificar a origem da poluição do rio, e a vistoria técnica na “Capela do Pilar”, que identificou quais as obras emergenciais serão necessárias para a proteção do bem.

A secretaria também desenvolveu um importante mapa que ressalta o levantamento realizado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município, tendo como base os tombamentos em nível municipal, estadual e federal.

Image

No mapa interativo é possível conhecer os bens culturais protegidos nas três instâncias (federal pela IPHAN, estadual pelo Condephaat e municipal) e breve relato histórico.

Link de acesso do mapa:
https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1OwXwAABZGgHC-gbXATcdpiS8_wuTfJQ&ll=-23.02820311123412%2C-45.55455123472392&z=16

Link de relação dos bens tombados de Taubaté: https://drive.google.com/drive/folders/1urLk0RxPbi8EGa8HIpzpXMx2vMIvx5rr?usp=share_link

MELHORA NO RANKING DAS CIDADES INTELIGENTES

O Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo que está em sua oitava edição, tem como objetivo destacar as cidades mais inteligentes do Brasil.

O ranking elaborado pela empresa Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes, gerando, dessa maneira, indicadores que servem de subsídio para a criação de políticas públicas.

Taubaté ocupou a 96° posição em 2021, já em 2022 subiu para 53° colocação. Na avaliação de “Urbanismo” a cidade é ainda melhor avaliada, ocupando a 32° posição, sendo que em 2021, aparecia na 100° colocação.

Fonte e mais informações: https://www.urbansystems.com.br/rankingconnectedsmartcities

SOBRE A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

À Secretaria de Planejamento compete o desenvolvimento de políticas públicas de planejamento e desenvolvimento em toda extensão do município, bem como, compete a regulação e o licenciamento territorial, o parcelamento, uso e ocupação do solo do município e o Plano Diretor, com o objetivo de apontar os melhores rumos ao desenvolvimento, a qualidade de vida dos cidadãos, e disseminar a cultura de planejamento através de uma gestão democrática, integradora e participativa.

Secretário: Lúcio Fabio Araújo
Endereço: Avenida Tomé Portes Del Rei, 507 – Vila São José
Telefone: (12) 3635-2383
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: planejamento@taubate.sp.gov.br



Pular para o conteúdo