DEFESA CIVIL E PREFEITURA ATUAM DIANTE DAS OCORRÊNCIAS CAUSADAS PELA CHUVA

Taubaté enfrentou uma forte chuva no início da noite de terça-feira, dia 24. Em um curto período, a cidade registrou um volume de 27.6mm de chuva, com rajadas de ventos atingindo a velocidade de 68km/h. A Defesa Civil foi acionada em diversos chamados para o atendimento de ocorrências, atuando em conjunto com demais órgãos da Prefeitura.

Até o momento, foram contabilizadas 20 ocorrências de quedas de árvores em diferentes pontos da cidade, com chamados recebidos via 199 pela Defesa Civil, que segue atuando durante toda a quarta-feira, 25, no enfrentamento das ocorrências.

Para garantir a segurança e a normalização da situação, as equipes da Defesa Civil, juntamente com o Setor de Arborização da Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), estão atuando de maneira coordenada.

Suas ações incluem a sinalização e o atendimento das ocorrências, desobstrução de ruas e avenidas e a normalização do trânsito em diversos bairros afetados, entre eles Independência, Jardim das Nações, Estiva, Vila Edmundo, Vila das Jabuticabeiras, Jardim Bela Vista e Centro.

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta, informando que ainda são previstas chuvas intensas na região do Vale do Paraíba até a sexta-feira, dia 27. Desta forma, enfatiza a importância dos cuidados básicos que a população deve adotar durante chuvas intensas.

É importante evitar áreas abertas e atravessar enxurradas, buscar locais seguros contra raios e não estacionar veículos sob árvores ou linhas de energia elétrica, entre outras precauções.

Em caso de emergências, a Defesa Civil de Taubaté está disponível 24 horas, com atendimento pelo número 199. A população pode ainda receber alertas, enviando um SMS com seu CEP para o número 40199.