TRANSIÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA É TEMA DE CARTAS TROCADAS ENTRE ALUNOS DA PREFEITURA

A transição da educação infantil para o ensino fundamental é considerado um momento desafiador para as crianças. Para atenuar a experiência de mudança, alunos do Sistema Municipal de Educação de Taubaté trocam cartinhas como forma de atenuar a expectativa.

Alunos de 5 anos da 2ª etapa, antigo pré, da EMEI Diamantina Mendes de Almeida, do Residencial Cecap, produziram 158 cartinhas, após conversa com a professora, com desenhos que traduzem suas expectativas, angústias e outros sentimentos em relação à transformação na vida estudantil que está por vir.

Já os alunos da EMEF Prefeito Guido José Gomes Miné, também localizada no Cecap, orientados por professores de Língua Portuguesa, produziram textos em que descrevem a rotina já no ensino fundamental, como forma de acolher e receber bem os pequenos que, já em 2024, estarão cursando o 1º ano.

O cuidado é para que o processo de aprendizagem ocorra de forma contínua respeitando cada criança para que sua adaptação não cause prejuízos. Na Educação infantil aspectos como,  cuidado,  atenção,  acolhimento e a brincadeira darão espaço para autonomia, novos ambientes e rotinas, além de novos professores e colegas.