NOTA OFICIAL – SEGURANÇA NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Taubaté investe em ações de segurança preventiva nas escolas do município de forma contínua e informa já ter implementado as seguintes medidas:

– Reforço da Ronda Escolar com a Guarda Civil Municipal;

– Instalação de 120 câmeras de segurança em frente às escolas e creches municipais;

– Instalação de câmeras de monitoramento interno em diversas escolas com ligação direta ao Centro de Gestão Integrada (CGI);

– Adoção de aparelhos de rádio com contato direto com o Centro de Gestão Integrada (CGI) com o “Botão S.O.S.” para situações de emergência, em poder dos diretores de cada escola.

Além das ações acima, a Prefeitura de Taubaté informa que haverá reforço da Atividade Delegada, com 15 viaturas da Polícia Militar no período matutino e vespertino, acompanhando a entrada e saída dos alunos, além da realização de ronda escolar.

É importante destacar também que a Polícia Civil realiza a investigação sobre denúncias e monitoramento de redes sociais, por meio de trabalho de inteligência.

Sobre o trabalho preventivo da Secretaria de Educação, a Prefeitura conta com a equipe de Atenção à Diversidade Escolar (EADE Pertença), que promove ações de combate ao bullying e propõe estratégias de intervenção em dificuldades escolares relacionadas à violência, uso e abuso de substâncias e vulnerabilidade social, articulando ações com a rede de proteção, visando a garantia de direitos das crianças e adolescentes. A Secretaria de Educação promove ainda formação continuada aos profissionais da educação para o fortalecimento entre escola, família e comunidade.

Por fim, a Prefeitura de Taubaté ressalta a importância da participação dos pais e responsáveis pelos alunos no acompanhamento da vida cotidiana de seus filhos, principalmente no que tange o universo digital, com ênfase na troca de mensagens por aplicativos, acesso a sites suspeitos, monitoramento de redes sociais e jogos eletrônicos.

Taubaté, 12 de abril de 2023.