PROJETO SEMEANDO CORES CELEBRA DIA DO ARTISTA PLÁSTICO COM HOMENAGEM A ALUNA

No dia 8 de maio é celebrado o dia do artista plástico e no Centro Cultural Municipal de Taubaté, local que forma e aprimora diversos dons artísticos da população, acontecem as aulas do projeto Semeando Cores, coordenado pela professora e também artista Margarida Fournier.

Entre os diversos alunos, uma tem se destacado pelo seu trabalho sustentável e interativo. Maris Stella Manara produziu em 2023 “O Saci tirando self”. A obra, que hoje faz parte do acervo do Centro Cultural, faz muito sucesso entre os visitantes, já que é possível posicionar o celular e fazer uma self ao lado do personagem folclórico.

Maris Stella Costalonga Varejão Manara nasceu em Santa Teresa, Espírito Santo, em 1951, e é a sétima de uma família de 11 filhos. Em 1966 mudou-se da cidade de Ibiraçu, também no estado capixaba, para Taubaté.

Ela é casada e mãe de cinco filhos – Virgínia, Ângelo, Paula, Eduardo e Francisco. Quando o caçula completou 11 anos, voltou a estudar e fez  três pós-graduações, dentre elas Arteterapia. Trabalhou como terapeuta e se aposentou em 2019.

No entanto, a arte sempre esteve presente em sua vida. Em 2022 ingressou ao projeto Semeando Cores da Prefeitura de Taubaté, encantando a todos com sua ousadia artística e criou o Saci tirando self, feito 100% de materiais recicláveis.

A menina que sonhava ser bailarina hoje, aos 73 anos, surpreende a todos com sua arte. Maris Stella segue tendo aulas e produzindo lindas obras artísticas.

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

O dia do artista plástico foi instituído em 1950 para homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura.

Na ocasião, elegeu-se esta data por causa do nascimento do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, considerado um dos nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX no país.