PREFEITURA INAUGURA SALA DE SORO ANTIESCORPIÔNICO PARA CRIANÇAS

Para agilizar o atendimento às crianças picadas por escorpiões, uma Sala de Soro Antiescorpiônico será inaugurada na segunda-feira, dia 12, às 14h, no Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Crianças de 0 a 11 anos de idade passarão a contar com o soro já no local de atendimento, diferente do praticado até o momento, em que o soro ficava disponível no Pronto-Socorro Central e era entregue mediante solicitação do PSI.

Jovens com 12 anos ou mais idade devem buscar atendimento, em caso de picada de animais peçonhentos, no Pronto-Socorro.

O soro antiescorpiônico purificado, quando administrado no paciente picado, age neutralizando o veneno na circulação sanguínea. O resultado do tratamento é mais eficiente quanto mais precocemente as doses forem administradas.

O Centro de Controle de Intoxicações (CCI) de Taubaté é o serviço de referência para atendimento às vítimas de acidentes por animais peçonhentos, como o escorpião: em 2022 foram registrados 301 acidentes envolvendo o animal. Em 2023, já foram notificados à Vigilância Epidemiológica 106 casos. Em nenhum dos anos ocorreram mortes.

Os escorpiões são animais que, quando encontrados em área urbana, geralmente são vistos em locais que contenham acúmulo de entulho, lixo ou até mesmo em tubulações. Por isso, é importante cobrir ralos, soleiras, frestas e buracos além de evitar o acúmulo de lixo, folhagens densas, entulhos e materiais de construção.

Em caso de picadas, a recomendação é lavar o local atingido com água e sabão, procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois sua identificação auxilia no diagnóstico.

Os pontos estratégicos com o Soro Antiescorpiônico:

Pronto-Socorro Infantil (PSI) 24h que fica no HMUT: Avenida Granadeiro Guimarães, 270 no centro e;

Pronto-Socorro Municipal (PSM) 24h: Rua Benedito Cursino dos Santos, 101 centro.