UNIDADES DE SAÚDE DE TAUBATÉ REALIZAM DIA D DO JANEIRO ROXO

UNIDADES DE SAÚDE DE TAUBATÉ REALIZAM DIA D DO JANEIRO ROXO

Image

Em atenção à campanha do Janeiro Roxo, o mês de conscientização e combate à Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Taubaté realiza o Dia D nas unidades de saúde.

A população terá disponível em todas as unidades de saúde o exame físico, realizado pela equipe de enfermagem. O exame consiste em identificar sinais clínicos da doença, como lesões de pele que se apresentam com diminuição ou ausência de sensibilidade, sendo as mais comuns as manchas pigmentares (com aumento ou diminuição de melanina).

Após o exame, se necessário, o paciente será encaminhado para uma avaliação mais específica no Ambulatório Médico de Infectologia de Taubaté.

A hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Embora seja uma das doenças mais antigas da nossa humanidade, ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano.

Confira a programação:

16/01: ESF Monjolinho (subnúcleo Sete Voltas) e Vila São José.
17/01: ESF Vila São José, ESF Monjolinho, ESF Paiol e Pamo Imaculada.
18/01: ESF Vila São José, ESF Esplanada Santa Teresa, ESF Monjolinho (subnucleo Pouso Frio) e Pamo Três Marias 2.
19/01: ESF Monjolinho (subnucleo Caieiras) e ESF Vila São José
20/01: ESF Vila São José
23/01: UBS Mais Aeroporto, Pamo Jardim Resende, Pamo São João, Pamo São Pedro, Pamo São Carlos, Pamo Cidade Jardim, ESF Vila São José, ESF Estoril, ESF Pinheirinho, ESF São Gonçalo e ESF Planalto.
24/01: ESF Água Quente, ESF Jaraguá, ESF Piratininga, ESF Santa Isabel, ESF Chácara Silvestre, ESF Vila São José, Pamo Estiva e UBS Mais Fazendinha.
25/01: ESF Vila São José, ESF São Geraldo, ESF Barreiro, ESF Marlene Miranda, Pamo IAPI, Pamo Paduan, Pamo Belem, Pamo Santo Antonio, Pamo Santa Fé, Pamo Bosque da Saúde, UBS Mais Mourisco e UBS Mais Chácaras Reunidas.
26/01: Pamo Baronesa e Pamo Vila Velha.
27/01: ESF Novo Horizonte, ESF Continental, ESF Ana Rosa, Pamo Quiririm, Pamo Registro, UBS Mais Gurilandia.

CAMPANHA

Durante todo mês de janeiro, as salas de espera das unidades de saúde também realizaram trabalhos de orientação à população sobre a Hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce para interromper a transmissão.



Pular para o conteúdo