PREFEITURA FINALIZA REVITALIZAÇÃO ARTÍSTICA EM MONUMENTO DA PRAÇA SANTA TERESINHA

Neste mês de setembro, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, finalizou a revitalização do cruzeiro da praça Santa Teresinha, que teve início em julho.

A revitalização foi realizada por meio do projeto Semeando Cores, coordenado pela artista e professora Margarida Fournier, com a colaboração dos servidores Luís Cláudio dos Santos Nascimento e Ivo Pereira dos Santos.

A revitalização envolveu pesquisa histórica embasadas em documentos apresentados pelo historiador do Santuário Galvão Salles, pesquisas técnicas multidisciplinares (in loco) com diálogos e visões de outros artistas especializados, como Lucimara Gonçalves, Caroline S. Gomes e Cid Fernando.

Por se tratar de uma escultura com a base bastante danificada, a crosta de pintura antiga foi removida, houve reparos estruturais na base e nas esculturas, bem como pinturas e impermeabilizações.

Todo o processo foi acompanhado pelo secretário de Cultura e Economia Criativa,, que estuda juntamente com outras secretarias possibilidade de realizar outras melhorias no entorno do cruzeiro sem menosprezar os atos de fé, visando a valorização desse cartão postal.

Importante ressaltar que esse ano o cruzeiro completou 100 anos de construção, sendo que foi inaugurado oficialmente dia 24 de setembro de 1929.

Todas as imagens do antes e depois da revitalização poderão ser conferidas no Mistau (Museu da Imagem e do Som) Prefeitura por meio de solicitação.

O CRUZEIRO

O cruzeiro foi inaugurado oficialmente na mesma data do Santuário Porém, documentos comprovam que em 1923 já estava lá quando iniciaram a construção da igreja.

Segundo documentos apresentados pelo historiador do Santuário, Galvão Salles, esse cruzeiro foi o local do primeiro enforcamento na cidade de Taubaté.