AÇÃO DIRECIONADA ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA INCENTIVA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Cerca de 40 pessoas em situação de rua participaram nesta quarta-feira (3) de uma ação voltada à recolocação no mercado de trabalho e a retomada de uma vida social no Abrigo Municipal.

A iniciativa, realizada em decorrência da Semana do Trabalho, contou com palestras, orientações e cuidados com a beleza, como corte de cabelo e de barba.

Ao todo 15 voluntários participaram das atividades, entre psicóloga, representantes do Balcão de Empregos e da Escola do Trabalho, com a turma da professora Cleonice Gomes.

A palestra “Competências socioemocionais”, ministrada pela psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Priscila Oliveira, deu início as atividades. Em seguida a diretora de Desenvolvimento Regional de Comércios e Serviços, Luciane de Matos, apresentou o trabalho ofertado pelo Balcão de Empregos de Taubaté e destacou características importantes relacionadas à apresentação pessoal, entrevista de emprego, habilidades e, principalmente, sobre a elaboração de um currículo.

Uma participação muito especial encerrou o evento, seu Ranulfo Costa, que frequentou por muitos anos o Centro Pop e o Abrigo Municipal, falou um pouquinho sobre sua trajetória de vida e de como passou no concurso público da Prefeitura de Taubaté a fim de incentivar os demais participantes.

Após o encerramento das atividades, foi servido para os usuários do Abrigo um almoço especial, com direito a feijoada e demais complementos.

• Conheça um pouquinho da história do seu Ranulfo

Em outubro do ano passado, seu Ranulfo Costa assumiu o cargo de pintor na Prefeitura de Taubaté. Na ocasião, ele estava em situação de rua e era acompanhado pelo Centro de Referência Especializado, mais conhecido como Centro Pop, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS).

O Sr. Ranulfo Costa, 61 anos, ficou na 10ª colocação do concurso público realizado no início 2022 pela Administração Municipal para preenchimento de vagas para cargos de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Acompanhado pelos profissionais do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e do Abrigo Municipal desde 2017, ele fez parte de um grupo de 35 pessoas que participaram das aulas de reforço oferecidas no final do ano passado no Centro Pop para as pessoas em situação de rua.

A ação teve como objetivo contribuir com a preparação das pessoas em situação de rua  que estavam interessadas em realizar a prova.

Durante a capacitação, uma orientadora social do Centro Pop deu aula duas vezes por semana das matérias exigidas na descrição do edital do concurso público e os assistidos receberam kits de materiais escolares doados pela Secretaria de Educação.

Além das aulas oferecidas, os profissionais envolvidos na ação auxiliaram nas inscrições para o concurso, algumas pessoas foram inscritas através de pedido de isenção da taxa e outras com o auxílio de familiares.