PROFESSOR ARTE-EDUCADOR ATUA HÁ MAIS DE 20 ANOS NO MADRE CECÍLIA EM TAUBATÉ

Com nome de pensador clássico, Aristóteles Rangel é um homem de ação.  Atualmente ocupando o cargo de vice-diretor da escola Madre Cecília, em Taubaté.

O músico e professor Ari, como é conhecido, atua há mais de 20 anos na instituição municipal de ensino, local em que desenvolveu inúmeros projetos envolvendo a arte no atendimento às crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Preocupado com a inclusão de seus alunos, o docente foi idealizador e atua no premiado projeto Madre Ecologia, em que trabalha temas de meio ambiente de forma lúdica, por meio de canções autorais que envolvem toda a comunidade escolar.

Para a diretora do Madre Cecília, Elizangela Cristina de Oliveira, o professor é um ser humano extraordinário iluminou os corredores da rede municipal de ensino. “Com sua dedicação, amor profundo e competência admirável, além de desempenhar sua função com maestria, plantou as sementes do Projeto Madre Ecologia em Taubaté, que acabou se espalhando por toda a região”.

Ela ressalta ainda que através de músicas com a filosofia do amor pela natureza e da preservação ambiental, ele não só educou, mas também inspirou gerações de estudantes da escola e que sua visão inclusiva abriu portas para a participação ativa de todos, incluindo as pessoas com deficiência. “Sua dedicação à Educação encanta a todos aqueles que têm a oportunidade de conhecê-lo”, conclui.

Além da carreira profissional, o professor encontra tempo para dedicar-se ao grupo musical Sambaú, em que canta e compõe e leva entretenimento em suas apresentações.

Em reconhecimento ao comprometimento diferenciado e ao excelente trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas, Ari foi homenageado na Câmara Municipal, no ano de 2019, em cerimônia do Dia dos Professores.

Fátima das Chagas Freire, mãe do estudante Samuel das Chagas, resume: “Ari é um pai, um avô, ele é excepcional como professor. Hoje na gestão, ele não deixa nada a desejar. A música que ele fazia no Coral das Mães era uma terapia! Ele é muito atencioso, cuidadoso; é um grande amigo acima de tudo”!

Rangel coleciona anos de experiência já tendo sido professor no sistema penitenciário, no Sesi (Serviço Social da Indústria), em escolas da rede estadual e na Fundação Roberto Marinho.