PREFEITURA INICIA SONDAGEM NA AVENIDA ANTÔNIO DE QUEIROZ FILHO

A Prefeitura de Taubaté iniciou sondagem no solo da avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Independência. A expectativa é que os trabalhos sejam desenvolvidos nos próximos dias, e o laudo com os resultados das análises fiquem prontos em até 30 dias.

A ação tem como objetivo desenvolver um estudo básico do solo, que vai determinar a resistência, profundidade das camadas, tipos de solo, nível do lençol freático, entre outras informações. Caso seja necessário, mais estudos laboratoriais serão realizados posteriormente.

A partir dos dados coletados será possível elaborar um projeto básico e orçar o custo total da obra necessária e, em seguida, levantar as disponibilidades orçamentárias e a possibilidade de obtenção de recursos estaduais ou federais para custear a manutenção.

Durante a última semana, profissionais da Secretaria de Obras acompanharam a preparação da área para as perfurações executadas durante a sondagem, tanto na avenida como na área verde localizada em frente ao trecho que apresenta as rachaduras.

HISTÓRICO

A Prefeitura vem acompanhando a situação da avenida desde o dia 12 de janeiro, quando foi solicitada a primeira avaliação preliminar das residências. Desde então, o local tem sido vistoriado e monitorado por equipes técnicas da Secretaria de Obras e da Defesa Civil.

No mesmo período foi iniciado um trabalho sistêmico, envolvendo várias secretarias, para apoiar a ação e auxiliar na análise da área.