18 CIDADES DE MINAS GERAIS FORAM FUNDADAS POR TAUBATEANOS

18 CIDADES DE MINAS GERAIS FORAM FUNDADAS POR TAUBATEANOS

Taubaté desempenhou um papel fundamental como núcleo irradiador das bandeiras que adentraram sertões brasileiros, resultando na formação de novos núcleos populacionais e no estabelecimento de várias cidades fundadas por habitantes de Taubaté.

No ciclo do ouro, foi núcleo irradiador de bandeirismo, descobrindo ouro em Minas Gerais, fundando diversas cidades, entre elas destacam-se Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, no Estado de Minas Gerais, e Campinas, em São Paulo.

Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo recebeu a visita de três mineiros do município de Piranga, Felipe Dias, Guilherme Dias e Marcelo Peixoto. A visita foi motivada pelo desejo que os piranguenses tinham de conhecer a cidade em que nasceu um dos fundadores de Piranga: o bandeirante taubateano João de Siqueira Afonso.

Em 1704, João de Siqueira Afonso com seu grupo adentrou pelo território de Minas Gerais, até a região banhada pelo rio Guarapiranga – hoje rio Piranga, em busca de minerais preciosos. Ali fez o centro de suas explorações auríferas, dando início ao povoado em fins do século XVII. Os desbravadores, como era natural inicialmente, dedicaram-se, como todas as pessoas que foram para o lugar, à exploração de ouro. Esgotada essa riqueza, voltaram-se para as atividades agropecuárias onde repousaria a base econômica do município.

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

Para o piranguense Guilherme Dias, conhecer Taubaté foi um resgaste da história da sua cidade. “Desde criança aprendemos na escola sobre a importância histórica dos bandeirantes taubateanos que desbravaram os territórios mineiros e fundaram 18 cidades em Minas Gerais”, explicou Guilherme.

Os 18 municípios mineiros fundados por taubateanos são: Sabará. Mariana, Pouso Alto, Baependi, Campanha, Pitangui, Itaverava, Ouro Preto, Antonio Dias, São João Del Rei, Tiradentes, Carrancas, Piranga, Aiuruoca, Caxambu, Itabira, Delfim Moreira e Itutinga.

Os nomes das cidades mineiras fundadas por taubateanos foram extraídos do texto “Expansão taubateana em território mineiro”, de autoria da paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto.



Pular para o conteúdo