PREFEITURA DIVULGA BALANÇO DE MUTIRÕES REALIZADOS PARA REDUZIR FILA DE ESPERA POR ESPECIALIDADES

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, divulga nesta segunda-feira (19) um balanço dos mutirões realizados, durante 2022, para reduzir a fila de espera por especialidades, através de consultas, exames e procedimentos.

Três mutirões foram realizados este ano, sendo que todos possuem contratos com duração de 1 ano: catarata, fisioterapia e urologia. Além disso, ações internas têm sido organizadas pela Policlínica de Especialidades para acelerar a redução nas filas. Uma força tarefa foi realizada, por exemplo, para a realização de eletrocardiogramas, aos sábados. De 17 de setembro a 30 de novembro, foram realizados 652 exames. E há planejamento para atendimento a outras especialidades relacionadas a saúde da mulher, por exemplo.

O primeiro mutirão a ter início foi o de oftalmologia/catarata, que começou em janeiro e desde então já operou 2.416 pacientes, além da realização de 5.696 consultas pré e pós-operatórias e 10.220 procedimentos preparatórios para as cirurgias, inclusos em contrato com as clínicas credenciadas pela Prefeitura. A ação tem como objetivo atender os munícipes que aguardavam há mais de 2 anos por essa cirurgia, na fila de espera do Estado, via CROSS.

Em maio foi iniciado o mutirão de urologia, com a oferta de consultas e procedimentos na especialidade. Até o momento, foram realizados 3.643 atendimentos, entre consultas (1.635), exames de ultrassonagrafia (cerca de 1.200 exames de rins e vias urinárias, próstata e bolsa testicular)e 754 procedimentos entre vasectomias, litotripsias, urofluxometrias, cauterizações de consilomas e urodinâmicas até o mês de outubro.

O mutirão de fisioterapia começou em abril e já realizou, até novembro, 14.489 sessões em pacientes encaminhados pela rede especializada de saúde municipal. São atendidos pacientes que necessitam de fisioterapia respiratória pós Covid-19, ortopedia e trauma, neurologia e reumatologia.