ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE TAUBATÉ SE PREPARAM PARA SEMANA DO BRINCAR

As unidades escolares de educação infantil, do Sistema Municipal de Ensino se preparam para a Semana Municipal do Brincar, após pesquisa das preferências das crianças e votação.

Para as 76 escolas da PrefeituradeTaubaté, que atendem crianças de 4 meses a 5 anos, do berçário à etapa II (antigo pré) foram dadas as opções de grupos de brincadeiras. Para os pequenos alunos, as brincadeiras simbólicas despertaram mais interesse (55,4%), já para 21,6% as brincadeiras de ação foram as escolhidas. As brincadeiras tradicionais foram votadas por 20,3% enquanto as brincadeiras de roda só atraíram 2,7% dos aluninhos consultados.

A ação proposta pelo município de Taubaté acontece de 20 a 29 de maio em consonância com um movimento mundial de mesmo nome. Sob o tema “Vamos brincar? Do que as crianças querem brincar”?, a iniciativa destaca a importância do brincar como processo construtivo da aprendizagem na educação infantil, para sensibilizar a sociedade sobre o valor da brincadeira na primeira infância.

Ao brincar, a criança se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. Para além do ganho para as crianças, toda a equipe escolar está sendo estimulada a pensar sobre a qualidade das brincadeiras, bem como estas são introduzidas na jornada pedagógica.