TAUBATÉ RECEBE 11⁰ FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

Image Not Found

Com apoio da Prefeitura de Taubaté, a Cia. Quase Cinema realiza de 15 a 21 de maio o 11.o Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS). Sediada no município, o grupo especializado nesta linguagem cênica convida espetáculos de todo o mundo para compartilharem a arte do Teatro de Sombras em solo brasileiro e valeparaibano.

A programação conta com peças de teatro, oficinas e seminário, uma agenda completa para toda a família e com entradas gratuitas para todas as atividades.

A cerimônia de abertura será no Teatro Metrópole de Taubaté, com apresentação da peça “Sombras do Cinema”, no dia 15 de maio, às 19h. As próximas apresentações e atividades acontecem em Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba.

Na programação, estão presentes companhias que pesquisam o teatro de sombras e produzem espetáculos de diferentes formatos para todos os públicos. Cada companhia desenvolve uma poética particular e única com pesquisa de equipamentos, materiais, suportes e elementos cênicos.

O público do festival é também diverso. “As sombras são encantadoras para todos os públicos”, conta o coordenador Ronaldo Robles. “Mesmo os espetáculos com temas direcionados para o público adulto também são recebidos com encantamento pelas crianças. Da mesma forma, existe uma criança dentro de cada um de nós, independente da idade. As famílias podem se reunir para um momento de lazer e diversão, onde a arte das sombras é o acontecimento que retira todos da rotina e oferece um momento de alegria, diversão, aprendizado e reflexão.”

O Festival Internacional de Teatro de Sombras é uma oportunidade para quem ainda não conhece este modo de fazer teatral, assim como para que o público já cativo desta linguagem possa conhecer narrativas de todo o mundo, cada uma com sua história e seu jeito de contar.

O FIS é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e produção da Cia. Quase Cinema.

A programação completa, com suas apresentações e atividades estão no site: http://www.festivalinternacionaldeteatrodesombras.com

ESPETÁCULOS

Sombras do Cinema (Sombras Chinas – Espanha)
15/05, quarta-feira, às 19h, no Teatro Metrópole
20/05, segunda-feira, às 15h. Fechado para os alunos

Como Surgiu a Noite, Uma História Munduruku (Urga Maira e Silvana Marcondes)
16/05, quinta-feira, às 15h, no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba
20/05, segunda-feira, às 19h, Centro Cultural de Taubaté

NadaDora (Abrojo Teatro – Argentina)
16/05, quinta-feira, às 19h, Centro Cultural de Taubaté
20/05, segunda-feira, às 10h, Teatro Galpão, Pindamonhangaba

Embarque imersivo por uma estação SUBMERSA (Núcleo de Pesquisa em Luz&Sombra – Campinas –SP)
17/05, sexta-feira, às 19h, antigo terminal ferroviário, Taubaté

World Stars Show (Cemal Fatih Shadow Theater – Turquia)
18/05, sábado, às 20h, São Luiz do Paraitinga
19/05, domingo, às 14h, Sítio do Picapau Amarelo, Taubaté

FEIRA DE TEATRO LAMBE LAMBE
17/05, sexta-feira, às 14h, Pamonã, São Luiz do Paraitinga
18/05, sábado, às 14h, Sítio do Picapau Amarelo, Taubaté

Com as apresentações: Dança do Parto (Cia Teatro Lambe Lambe da Bahia – Salvador BA), As Crianças e as Nuvens (Alaluz Shadow Puppet Theater – Grécia), Mergulho (Cia. Libélula – Ribeirão Preto – SP), Lambe Lambe da Roça (Cia Quase Cinema – Taubaté – SP), A Princesa da Lua  (Cia Luzes e Lendas – São Paulo – SP) e Pachamama – Ancestralidade Indígena (Cia. Teatralma – Taubaté – SP).

OFICINAS E WORKSHOP
Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia pelo site: http://www.festivalinternacionaldeteatrodesombras.com

Oficina: Teatro Lambe-Lambe em Sombras (Daniele Viola – Cia. Libélulas)
16/05, quinta-feira, às 9h, na Sede da Cia. Quase Cinema, Taubaté
Duração: 3 horas
Participantes: 16 pessoas
Público alvo: Artistas e interessados em geral

Oficina: Karagiozis – Teatro de Sombras Tradicional da Grécia (Betty Kokaraki – Alaluz Shadow Puppet Theater)
17/05, sexta-feira, às 9h, na Sede da Cia. Quase Cinema, Taubaté
Duração: 3 horas
Participantes: 16 pessoas
Público alvo: Artistas e interessados em geral

Oficina: Karagoz – O Teatro de Sombras Turco (Cemal Fatih – Cemal Fatih Shadow Theater)
17/05, sexta-feira, às 14h30, no Centro Cultural, Taubaté
Duração: 2h
Participantes: 20 pessoas
Público alvo: artistas e interessados em geral

Workshop: Caçadores De Sombras Na Educação – Prof. Dra. Fabiana Lazzari (UnB) e Irene Soneghetti (assistente/bolsista – UnB)
20/05 e 21/05, segunda e terça, às 9h, no Centro Cultural de Taubaté
Duração: 6 horas (3 horas por dia)
Participantes: 20 pessoas
Público alvo: Professores da educação e artistas

6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS
O seminário acontece nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, às 9h, na Sede da Cia. Quase Cinema, em Taubaté. O tema será: O(s) Corpo (s) atuantes entre luzes e sombras.

O evento reunirá artistas, estudantes, professores, pesquisadores e representantes de grupos de teatro para analisar diferentes contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro de formas animadas, especificamente o Teatro de Sombras. A programação terá cinco palestras/conferências abordando a temática.

Inscrições prévias pelo site: http://www.festivalinternacionaldeteatrodesombras.com