VÍTIMA DE VIOLÊNCIA ACIONA APLICATIVO DA GCM E HOMEM É PRESO EM TAUBATÉ

O sistema do Centro de Gestão Integrada (CGI) recebeu alerta de socorro na sexta-feira, 11, depois de acionado o botão do pânico, via aplicativo Guardiã Maria da Penha, que resultou na prisão de um homem por descumprimento de medida protetiva, no bairro São Gonçalo.

A vítima utilizou o aplicativo, desenvolvido por um agente da própria Guarda Civil Municipal da Secretaria de Segurança de Taubaté e disponibilizado de forma gratuita ao município.

Fazendo o cumprimento da Lei Maria da Penha, o projeto visa assegurar a integridade física e moral de vítimas de violência doméstica, garantido o cumprimento de medidas protetivas.

Ao chegar no endereço da ocorrência, os guardas foram informados pela vítima que seu filho estava em sua residência agindo de forma alterada.

O agressor molhou a vítima com uma mangueira de água, realizou ameaças contra a vida da mulher e outros xingamentos, além de descumprir a medida protetiva já expedida pela Justiça.

Detido pela equipe da GCM, o homem foi conduzido para a Delegacia onde a autoridade policial, diante do fato apresentado, confirmou a voz de prisão.

NÚMEROS EM TAUBATÉ

No projeto Guardiã Maria da Penha, que utiliza a Guarda Municipal na proteção a mulheres vítimas de violência de gênero, foram registradas de janeiro a julho 532 ocorrências atendidas no município.

O número representa uma redução de quase 38% em comparação a 2022, quando foram registradas 856 atendimentos às mulheres, que obtiveram medidas protetivas contra seu agressor.

De forma isolada, o mês de julho também apresentou redução nas ocorrências, com 68 casos este ano, cerca de 49% de diminuição nas solicitações em comparação aos 133 registros de 2022.