DEFESA CIVIL REGISTRA 56 CASOS DE QUEIMADAS EM 6 MESES

DEFESA CIVIL REGISTRA 56 CASOS DE QUEIMADAS EM 6 MESES

A Defesa Civil de Taubaté atendeu quatro ocorrências de queimadas ilegais nesta semana, que mobilizou equipes para diferentes localidades do município. Ao todo, 56 ocorrências foram registradas de janeiro até esta sexta-feira, dia 23.

Em 2022 foram 101 chamados atendidos pela Defesa Civil para casos de queimadas em vegetação e áreas verdes entre janeiro e junho. Cerca de 55% do total desses casos já foi atingido, com 56 registros.

Ainda de acordo com o balanço, o mês de maio teve o maior número de acionamentos das equipes da Defesa Civil para o combate às áreas de queimadas, com 33 chamados neste ano; comparados aos 24 casos em 2022, representa aumento de quase 38%.

A Defesa Civil alerta a população sobre os riscos à saúde devido ao fogo e fumaça que prejudicam a qualidade do ar, aumentando problemas respiratórios, que já são agravados pelo clima seco do período de estiagem.

Somente nesta semana áreas equivalentes a dois campos de futebol na Fonte Imaculada e um campo de futebol no Resicencial Campos Elíseos sofreram com as queimadas, além do parque Três Marias e trechos da avenida Bandeirantes, que precisaram da ação dos agentes da Defesa Civil.

Entre as orientações para garantir que não ocorram queimadas e incêndios florestais descontrolados, a Defesa Civil de Taubaté ressalta a atenção para: não jogar pontas de cigarro pela janela do carro e nem fumar em locais com vegetação densa; não deixar garrafas ou pedaços de vidro próximo em matas; não eliminar lixo ou entulho com o uso do fogo.

A Defesa Civil trabalha 24h e qualquer situação de emergência ou desastre pode ser acionada pelo telefone 199.



Pular para o conteúdo