TAUBATÉ REDUZ ÍNDICES DE CRIMINALIDADE EM 2023

Taubaté registrou redução nos principais indicadores de criminalidade em 2023, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado.  A maior queda foi registrada nos casos de roubos e furtos de veículos, comparados com o mesmo período de 2022 (janeiro a 11 de junho).

Nos casos de roubos de veículos, a redução foi de 24%, com 88 ocorrências registradas em 2022 frente a 67 este ano. Em relação a furtos de veículos, a queda foi de 20%, com 182 casos em 2022 contra 146 registrados no mesmo período de 2023.

Houve redução em outros índices criminais de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Ainda segundo os dados oficiais no comparativo do período, quando somados todos os tipos de furtos, Taubaté contabilizou redução de 18%, com 1.141 casos em 2023, contra 1.385 no ano anterior.

Já para outros tipos de roubo, foram 332 registros, contra 366 no ano passado. Entre todas as reduções foi o que apresentou menor diminuição entre os índices, mas ainda assim positivo para o município, com cerca de 9% de redução.

As ocorrências de vítimas de homicídios dolosos obtiveram queda de 15% entre janeiro a início de junho, com 17 casos, contra 20 casos em 2022.

AÇÕES DA GCM E PM

De acordo com o comando da PM, a redução dos indicadores de criminalidade é fruto de um trabalho integrado das forças de segurança que atuam em Taubaté.

Foi destacada a atuação da GCM, seja cuidando dos espaços públicos, reforçando a vigilância nas áreas escolares, atuando de forma estratégica, graças ao sistema de câmeras de monitoramento.

A Guarda Civil Municipal (GCM), empenhada nas ações de segurança, atua em sinergia com as demais forças de segurança, que refletem na melhoras dos índices de combate à criminalidade.

Desenvolve as operações “Praça Segura”, “Maria da Penha”, contra pertubação do sossego, em conjunto com outros órgãos fiscalizadores e Polícia Militar, além das rondas escolares e patrulhamentos.