EX-ALUNO DA FÊGO CAMARGO INICIA NA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNICAMP

O violonista Victor Ribeiro, de 26 anos, foi admitido na Orquestra Sinfônica da UNICAMP. O ex-aluno ingressou aos 11 anos na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, onde completou os dois ciclos do curso, básico e técnico.

Na escola integrou, por anos, a camerata estudantil Movidos à Corda, na posição de chefe de naipe. Integrou também diversas formações instrumentais de música de câmara. Também fez parte até recentemente a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (OSITA).

Victor salienta, “a [Escola] Fêgo foi importantíssima para minha formação, tanto profissional, artística e humana. O ambiente era muito inspirador, eu passava o dia inteiro estudando em diferentes salas, fazendo música em grupo, espiando aulas de outras áreas ou apenas ficando entre amigos. Essa vivência dentro da escola me instigava a estudar cada vez mais”.

Após concluir o curso técnico, Victor prestou vestibular para as universidades públicas, ingressando em 2015 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ali sob a orientação do professor Marcelo Jaffé, se graduando como bacharel em Instrumento – Viola Clássica. Integrou também a Orquestra de Câmara da instituição (OCAM).

Integrou outros prestigiosos conjuntos, como a Orquestra Experimental de Repertório; a Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli; e a Orquestra Acadêmica do Mozarteum. Participou de vários festivais, com destaque para o Festival Internacional de Campos do Jordão.

GRATIDÃO

Atualmente, Victor desempenha a função de chefe de naipe na orquestra e mantém intensa atividade docente como professor particular de violino e viola clássica.

Sobre os tempos na escola municipal, ele conclui: “Foi uma época que lembro com carinho e felicidade, fiz amizades que permanecem até hoje, além de todos os bons momentos vividos. Sou também eternamente grato à professora Yara Bianchi de Miranda, que muito me ajudou e é presente na minha vida até hoje”.