TAUBATÉ OFERECE 960 PASSAGENS SOCIAIS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, oferece passagem social para que as pessoas em situação de rua possam retornar a suas cidades de origem. Desde 2023 foram realizados 960 recâmbios de migrantes.

Em todo o ano passado, 779 pessoas foram beneficiadas com a passagem social, sendo que os destinos mais procurados foram São Paulo, com 277 recâmbios, e Cruzeiro, com 162.

No primeiro trimestre de 2024 foram oferecidas 181 passagens sociais, destas 106 no mês de março. As cidades com maior número de recâmbios foram, além de São Paulo e Cruzeiro, Aparecida, Caraguatatuba e São José dos Campos.

O recâmbio é ofertado após o atendimento do migrante e a realização da articulação com a cidade de origem e/ou nas cidades que são ofertadas o benefício da passagem social, que são São Paulo, São José dos Campos, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Aparecida e Cruzeiro.

Os migrantes têm direito a uma passagem social a cada seis meses, sendo os casos excepcionais avaliados pela coordenação do equipamento. Os embarques ocorrem de segunda a sexta-feira, após às 14h. Em casos de migrantes abordados em finais de semana e feriados, os mesmos são encaminhados para acolhimento e, no próximo dia útil, o atendimento é realizado no Centro Pop para a concessão da passagem.

CENTRO POP

O Centro Especializado para População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop, oferta de forma contínua e programada atendimento à população em situação de rua em Taubaté, por meio da busca ativa tanto quanto por demanda espontânea.

O apoio social oferecido no equipamento conta com atendimento psicossocial, encaminhamentos para aquisição de documentos, atendimento na área de saúde e tratamento para dependência química, orientações jurídicas e recâmbio para as cidades de origem aos migrantes.