25 abr 2023 TAUBATÉ INVESTE MAIS DE R$90 MIL NA COMPRA DE PASSAGENS
A estimativa é que 417 pessoas estejam em situação de rua, segundo dados do Cadastro Único
Cerca de 70 pessoas em situação de rua retornaram para suas cidades de origem, desde o dia 15 de março, data da retomada da compra das “passagens sociais” pela Prefeitura de Taubaté. A ação estava suspensa no município desde 2015.
A compra dos bilhetes se tornou possível em razão de um contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Pássaro Marron, por um período de 12 meses, no valor de R$ 93 mil.
A ação foi retomada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social no dia 15 de março. As solicitações podem ser feitas para as cidades de Aparecida, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Cruzeiro, São José dos Campos e São Paulo, através do Centro Pop, um dos serviços que compõem a rede socioassistencial da cidade.
A concessão das passagens dependerá de uma avaliação técnica do pedido, que analisará aspectos como levantamento social, contato prévio com familiares ou com serviços socioassistenciais do município de destino.
A cidade de São Paulo foi o destino mais procurado pelas pessoas em situação de rua, que escolheram retornar para o convívio familiar. A média de tempo entre a solicitação e a compra do bilhete é de um a dois dias, dependendo da demanda.
Serviços socioassistenciais ofertados pelo município:
- SEAS:
O Serviço Especializado em Abordagem Social percorre toda a cidade fazendo abordagens, identificando e ofertando serviços às pessoas em situação de rua. Em média 35 abordagens são realizadas por dia.
A ação é um trabalho planejado de aproximação e construção de vínculos de confiança. As pessoas que aceitam ser assistidas são encaminhadas e conduzidas para o Centro Pop.
Os atendimentos do SEAS são realizados todos os dias, das 8h às 20h. O telefone de contato para mais informações ou para solicitar que uma equipe vá até determinado local é (12) 99684-8596.
- CENTRO POP:
Esta unidade de acolhimento é um espaço destinado à permanência dos usuários durante o dia, sendo a porta de entrada das Políticas Públicas.
Além de ofertar kits Lanches e de higiene, o equipamento oferece atendimento técnico e encaminhamentos para outros serviços, como de saúde, Abrigo Municipal e tíquetes para o Bom Prato.
Em média, o Centro Pop realiza 80 atendimentos diariamente.
- ABRIGO:
O equipamento oferta pernoites, alimentação e higiene para as pessoas em
situação de rua. Em média 65 acolhimentos são realizados por dia.