TAUBATÉ LANÇA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Uma novidade está a disposição dos usuários do transporte público de Taubaté para acompanhar as informações referentes ao serviço prestado pela concessionária do sistema, o Portal da Transparência do Transporte Público.

A ferramenta foi disponibilizada na última semana e pode ser acessada pelo site http://www.voudetau.com.br/transparencia ou do link na bio da página da Prefeitura no instagram, onde será possível verificar indicadores de qualidade, definidos pela Prefeitura de Taubaté, mês a mês.

Entre os índices publicados, estão porcentagem de cumprimentos das viagens, pontualidade e regularidade, cumprimento e conservação da frota, além de dados sobre as formas de pagamento dos passageiros (dinheiro, vale transporte, etc), quilometragens e reclamações.

A iniciativa busca oferecer aos usuários informações diretas e claras dos indicadores de qualidade e transparência das operações.

Os números apresentados no Portal são colhidos pelo sistema de bilhetagem, aplicativo e GPS dos veículos. Todas as informações, provenientes do cruzamento dos dados dispostos pela concessionária do sistema, são verificadas e conferidas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A Prefeitura ainda designou metas para o transporte público que impactam diretamente no subsídio a ser pago ao sistema que também podem ser consultadas no site.

A ação faz parte das melhorias propostas pelo novo sistema de transporte público municipal, o TAU! (Transporte Acessível Urbano) como ficou conhecido, que é resultado direto do estudo de reestruturação do sistema, feito por uma empresa de consultoria contratada pelo CAF.

Desde o mês de junho, diversas melhorias foram implantadas, como a chegada de 20 ônibus zero km, novos itinerários, maior oferta de horários e nova linha. Os novos ônibus contam com novo sistema de segurança e rodam com biodiesel como combustível, um produto com menor impacto ambiental.