TAUBATÉ IMPLANTA NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO

A partir desta segunda-feira, cidade passa a contar com mais ônibus em circulação e maior ofertas de horários, com a menor tarifa entre as cidades da região

A Prefeitura de Taubaté coloca em operação a partir desta segunda-feira, 5, novo sistema de transporte público municipal.

Batizado de TAU! (Transporte Acessível Urbano), o sistema passa a operar com nova frota, novos itinerários e maior oferta de horários. A frota ganha reforço a partir de hoje, com a entrada imediata em circulação de 20 ônibus zero km. A tarifa? Continua igual, o menor valor entre as cidades mais importantes da região: R$ 4,70 em dinheiro; R$ 4,50 se for paga por meio de cartão eletrônico. Com o sistema, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, planeja priorizar o transporte público na cidade.

O novo sistema é resultado direto do Estudo de Reestruturação do Sistema de Transporte Público Municipal, feito por empresa de consultoria contratada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio de cooperação técnica não-onerosa.

O estudo sinalizou ainda pela prorrogação do atual contrato de concessão do transporte público, operado pela ABC Transportes, de forma a garantir que não houvesse descontinuidade do atendimento à população e de todo o investimento já existente no sistema atual – como bilhetagem eletrônica, biometria facial, sistema de monitoramento e de segurança da frota, garagem e infraestrutura instalada.

O aditivo do contrato de renovação da concessão foi assinado na quinta-feira, dia 1. Ele vale por dez anos, conforme previsto no contrato original.

Face à renovação, a Prefeitura de Taubaté reforçou as contrapartidas da empresa concessionária. Entre elas, estão a renovação da frota em circulação na cidade (válida a partir desta segunda-feira), novos itinerários e maior oferta de horários (incremento imediato de 10%), além da implantação de Estações de Conexão na região do Cecap e Rodoviária Nova, e a implantação de subsistemas por demanda. Também passa a ser responsabilidade da empresa concessionária a manutenção dos abrigos de ônibus da cidade, com a possibilidade de exploração de publicidade nestes espaços.

No geral, as linhas de ônibus terão seus itinerários atualizados gradativamente, especialmente na região central, para tornar as viagens mais rápidas para os passageiros. O incremento da oferta de horários se dará por fases. Nesta etapa inicial, ele será de 10%. As mudanças devem ser concluídas até o final do ano.

Sistema híbrido

Para a renovação, ainda foram estabelecidos indicadores de qualidade no serviço de transporte público, com maior controle de partidas, cumprimento de horários e estado de conservação da frota.

Esses parâmetros serão essenciais dentro da política tarifária adotada pelo município e vão refletir no valor de subsídio a ser pago à concessionária. Ele passa a ser regido de forma híbrida: nas linhas de maior demanda, o subsídio é por passageiro (R$ 1,50 por passageiro); nas linhas de menor demanda, por km/rodado (R$ 10,05 por km).

O novo parâmetro de subsídio foi apontado pelo Estudo de Reestruturação do Sistema de Transporte Público Municipal como essencial para a equalização da tarifa pública (valor pago pelo usuário), para o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e para a melhoria do sistema, impactado fortemente nos anos de pandemia.

O estudo concluiu também que, em Taubaté, não é viável a divisão da concessão do sistema ou a adoção de outros modelos, como BRT ou VLT.