PREFEITURA INICIA MEDIDAS PALIATIVAS NA AVENIDA ANTÔNIO DE QUEIROZ FILHO

A Prefeitura de Taubaté iniciou nesta semana medidas paliativas na avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Independência. Entre os trabalhos desenvolvidos estão a canalização e desvios das minas de água existentes, a fim de direcioná-las para o córrego que passa próximo a via, e levantamento topográfico.

A iniciativa segue recomendação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), vinculado ao governo estadual. As ações adotadas têm como objetivo evitar novas infiltrações no trecho da via afetado pelas rachaduras e assim reduzir os danos causados, principalmente pelas fortes chuvas.

As medidas foram sugeridas durante reunião realizada no dia 4 de março entre técnicos da Secretaria de Obras de Taubaté, Defesa Civil Municipal, Sabesp e IPT, a fim de dar continuidade à apuração das causas das rachaduras nos imóveis e na pavimentação da avenida.

ORIGEM DO PROBLEMA

Desde o dia 12 de janeiro, data em que foi solicitada a primeira avaliação preliminar das residências, a Prefeitura segue em busca da origem do problema. Além do IPT, o IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutra e Meio Ambiente, coopera com a elucidação do problema.

Desde então, relatórios, pareceres técnicos e laudos vêm sendo elaborados e reunidos a fim de abordar diversos aspectos da via e das casas afetadas, como desenvolvimento dos fatos, patologias verificadas nos imóveis, que foram interditados inicialmente; discussão sobre as causas que levaram a instabilidade das edificações; fotos mostrando a evolução das rachaduras nas residências; entre outros tópicos.