PREFEITURA IMPLANTA #AVANÇAIDEB PARA MELHORIAS NOS INDICADORES EDUCACIONAIS

O Sistema Municipal de Ensino de Taubaté, visando fortalecer as ações pedagógicas de recomposição das aprendizagens dos alunos, pós-pandemia, e a garantia da qualidade dessa aprendizagem, está desenvolvendo desde o início do ano letivo o Plano de Ação de fortalecimento de aprendizagem e mobilização para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

A intenção é alcançar melhorias nos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, com a mobilização e o engajamento da comunidade escolar, por meio do #AvançaIDEB.

As unidades escolares estão desenvolvendo um Plano de Ação que abrangem: simulados, cards informativos, busca ativa para os casos de infrequência, aulas de recomposição de aprendizagem, projeto Avançar de recomposição de Matemática, “Dia D” de sensibilização para o SAEB, ações motivacionais com os alunos e reuniões de engajamento com a comunidade escolar, entre outras.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007, foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no SAEB. Essas avaliações são realizadas a cada dois anos.

O SAEB avalia os estudantes dos quintos e nonos anos do ensino fundamental e das terceiras séries do ensino médio.