SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TAUBATÉ PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Image

Nesta segunda-feira (03) as escolas do sistema municipal de ensino de Taubaté estão promovendo atividades sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo é incentivar e disseminar a mensagem de respeito e acompanhamento de todos os estudantes.

A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Nape), reforçou com todas as unidades de ensino a importância de conscientizar os estudantes e a população sobre a inclusão e a busca pelas mesmas oportunidades educacionais, sociais e profissionais.

As escolas estão realizando as ações desde a última semana e seguem até o dia 06, com atividades para todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Hoje, o sistema municipal de ensino de Taubaté tem cerca de 500 estudantes que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 02 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma deficiência de desenvolvimento caracterizada por prejuízos persistentes na interação social e pela presença de padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades que podem causar uma ampla gama de dificuldades na interação social, comunicação e participação nas atividades diárias, entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

A Campanha Nacional de Conscientização do Autismo de 2023 está com o tema “Mais Informação, Menos Preconceito” com a hashtag #AutismoMaisInformacao.

O Nape salienta que a intervenção precoce e os atendimentos clínicos são importantes para o melhor desenvolvimento de crianças dentro do espectro.