PREFEITURA DE TAUBATÉ INAUGURA BINÁRIO DO BARREIRO DIA 27

No próximo dia 27 entrará em funcionamento o novo sistema de circulação em binário na região do Barreiro, implantado na estrada do bairro e nas ruas Cosme Nery da Silva, Gilma Motta de Almeida e Nivaldo Bonafé Fortes. As alterações terão início a partir das 6h da manhã.

Cerca de 30 mil pessoas que moram nessa região serão beneficiadas com o novo binário, além dos motoristas que trafegam nessas vias diariamente. O novo sistema de circulação implantado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté tem extensão de 2,2 km e fica na região de maior adensamento populacional e maior fluxo de trânsito.

As obras foram concluídas no início deste mês. Com as alterações, a estrada do Barreiro passará a seguir sentido único, em direção ao bairro, e as ruas Cosme Nery da Silva, Gilma Motta de Almeida e Nivaldo Bonafé Fortes, que são prolongamento uma da outra, passarão a seguir, também em sentido único de circulação, sentido centro. Algumas vias próximas também sofrerão alterações.

A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de acesso à região, considerada uma área de expansão urbana do município, reorganizando o fluxo dos veículos com a implantação de toda a infraestrutura adequada para motoristas, ciclistas e pedestres a fim de garantir a fluidez no trânsito.

As obras de adaptação, requalificação e melhorias viárias, bem como de revitalizações da sinalização viária vertical e horizontal, foram concluídas. Semáforos foram instalados para possibilitar o cruzamento entre as vias e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Agentes de trânsito estarão no entorno do binário para garantir a fluidez no trânsito.

Veja a seguir todas as alterações:

• Estrada do Barreiro: seguirá sentido único em direção ao bairro (centro-bairro) até o cruzamento com a avenida Elzira Tavares de Mattos, que por sua vez, seguirá seu fluxo normal. Após esse trecho, a estrada passa a seguir em mão dupla;
  • Ruas Cosme Nery da Silva, Nivaldo Bonafé Fortes e Gilma Motta de Almeida (prolongamento uma da outra): seguirão sentido único em direção ao centro (bairro-centro) até o cruzamento com a avenida Dom Pedro I, que dá acesso ao bairro Independência e região central;
  • Rua Mateus Alves Antunes (rua do Correio): não sofrerá alteração, segue em mão dupla até a rua Lucinda Maria Costa, que segue sem alteração;
  • Rua 14: passará a ter mão dupla de direção;
  • Avenida Capitão Amaro de Toledo Cortês: seguirá sentido único em direção ao bairro (São Gonçalo) até o cruzamento com a rua José Geraldo Rodrigues do Prado. Após esse trecho, a via seguirá em mão dupla;
  • Rua José Geraldo Rodrigues do Prado: seguirá apenas num sentido, em direção a rua Miguel Garcia Velho;
  • Rua Miguel Garcia Velho: a via manterá seu fluxo normal e continuará em mão dupla.