PREFEITURA DE TAUBATÉ CAPACITA 34 NOVOS AGENTES DE DEFESA CIVIL EM CURSO INÉDITO

A Prefeitura de Taubaté está capacitando 34 novos agentes de Defesa Civil aprovados em concurso público com um inédito curso de Nivelamento de Conhecimento de Proteção e Defesa Civil. A formação é um marco na história do município, ocorrendo durante todo o mês de março e abordando uma variedade de temas e habilidades essenciais, como operações em enchentes, meio ambiente e brigada de emergência.

O concurso público voltado para agente operacional da Defesa Civil representa um avanço significativo para Taubaté, que nunca havia realizado concurso dessa natureza. Além disso, a criação do curso de formação para o agente de Defesa Civil pela Prefeitura é inédita no Estado de São Paulo.

Com aulas práticas e teóricas, em colaboração com diversos órgãos de proteção, segurança e saúde, os alunos já tiveram a oportunidade de aprender sobre animais peçonhentos, manutenção de motosserras, operação em caminhão pipa, técnicas de combate a incêndio e muito mais.

Nesta sexta-feira, 22, os alunos se dedicaram a aspectos legais para supressão de árvores e ações emergenciais no meio ambiente. A programação da formação se estende até o dia 28 de março, com abordagem de temas como legislação de trânsito, técnicas de direção defensiva, identificação de patologias estruturais em edificações, e treinamento de brigada de emergência.

EXPECTATIVAS COM A FORMAÇÃO

Ricardo Alves da Paixão, de 51 anos, que já atuava como servidor público do município em outra área, expressa o sentimento de sua aprovação mais uma vez em um concurso da prefeitura, agora para fazer parte da Defesa Civil do Município: “É um sentimento de alegria estar fazendo parte deste momento histórico da Prefeitura sendo o primeiro concurso para a Defesa Civil de Taubaté. A gente sempre vê na televisão e a Defesa Civil é um órgão muito importante para cidade”.

Após a conclusão do curso, a expectativa da Defesa Civil é que esta formação do agente possa se tornar referência no Estado e um modelo para outras cidades.