DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS ENFRENTAM INCÊNDIO NO ATERRO MUNICIPAL

Nesta quarta-feira, 5, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater um incêndio no Aterro Sanitário de Taubaté, na região do Una, que atingiu cerca de oito toneladas de resíduos oriundos de poda de árvores.

O incêndio teve início no fim da tarde por volta das 16h desta quarta e, segundo a Defesa Civil, em razão do período de estiagem pode ter sido causado por combustão espontânea em meio a restos de podas, madeiras, galhos e materiais acumulados, condensados no local.

Em uma área altamente inflamável, com um estoque de 50 toneladas de restos de árvores, vegetação e galhos retirados das ruas, pelas equipes de limpeza pública, a intensidade do fogo pode atingir facilmente temperaturas na margem dos 500 Cº, ainda de acordo com a Defesa Civil de Taubaté.

O incêndio atingiu cerca de 8 toneladas de material na área de descarte, gerando muita fumaça em grande altitude e necessitou da ação de diversas frentes de combate às chamas para que outras áreas não fossem atingidas.

A operação contou com três agentes do Corpo de Bombeiros, com um caminhão pipa; quatro agentes da Defesa Civil, com duas viaturas, uma equipada com motor auto bomba de 400 litros; um caminhão pipa da Secretaria de Serviços Públicos e outro do Departamento de Frotas da Prefeitura, para apoio às viaturas para o abastecimento de água.

Cerca de 50 mil litros de água foram utilizados para controlar e apagar o incêndio.

Também atuaram no combate funcionários do aterro e outras equipes da empresa Ecotaubaté, responsável pela administração do lugar. Foram empenhados duas retroescavadeiras, um trator pá carregadeira e quatro caminhões truck, que realizaram a ação de transporte de terra como medida para conter o fogo.

Antes do início da noite o fogo foi controlado, mas com ressurgimento de focos devido a alta temperatura ainda na área atingida.

A Defesa Civil e equipes da empresa terceirizada, responsável pelo Aterro Sanitário, realizam o monitoramento e combate ao surgimento de novos focos, até que todo o espaço seja resfriado.