OBSERVA TAUBATÉ: MAIS TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS

Erradicação da pobreza, redução das desigualdades, saúde, educação, empregos, emendas federais, estaduais e municipais.

Estas e muitas outras informações são encontradas no “Observa Taubaté”, ferramenta on-line que a Prefeitura disponibilizou no site a partir de outubro de 2023. Fácil, ágil e dinâmico, o “Observa Taubaté” pode ser acessado por celular. Isto é, Taubaté está na palma da sua mão.

A transparência das informações públicas tem em Taubaté um modelo que não deixa o cidadão sem dados de qualquer setor da administração. Lá no “Observa”, a Prefeitura mostra que aumenta gradativamente serviços e benefícios à população. As ciclovias são um exemplo desse avanço: em 2021, a cidade contava com 80 km, em 2022 com 83 e, no ano passado, já eram 93 km delas.

Também houve crescimento significativo na instalação de pontos de ônibus. Em 2021, 669, em 2022 subiu para 759, e em 2023, o município disponibilizou aos usuários do transporte público 789 pontos de ônibus.

Em “Bens Culturais”, o munícipe pode observar no Mapa informações sobre prédios históricos. “Bens Tombados”, com 13.316 visualizações, disponibiliza dados sobre o Museu Monteiro Lobato, Palácio Episcopal, o conjunto arquitetônico da antiga CTI (Companhia Taubaté Industrial), entre outros.

A criação do Observa envolveu a participação de servidores das Secretarias de Planejamento, Gabinete, Administração e Governo e Relações Institucionais.

NÚMEROS

O Observa Taubaté também disponibiliza verbas recebidas pela Prefeitura: 1.704 emendas, oriundas de 90 parlamentares dos três níveis do Poder Legislativo, hoje no valor total de R$ 103.775.345,11. No plano federal, a cidade recebeu R$ 33.431.074,81 (68 emendas); estadual: R$ 24.641.011,20 (57 emendas); e no município, vereadores destinaram R$ 45.703.259,10 (1.579 emendas).Divididas por ano, em 2021 foram R$ 39,23 milhões; em 2022, R$ 35,67 milhões; e em 2023, R$ 28,87 milhões.

No título “Equipamentos Públicos” estão anotados nomes e endereços de setores da saúde, educação e unidades sociais da Prefeitura, entre outros, que são diariamente utilizados pela população residente ou até mesmo pode ser de interesse de turistas.

A proposta é “aprimorar a gestão pública em Taubaté, promovendo políticas mais eficazes e, principalmente, o engajamento da população”.Estes e muitos outros dados são acessados pelo link: https://taubate.sp.gov.br/novo/observa/