MESA TAUBATÉ DISTRIBUI MAIS DE 196 MIL SOPAS EM 8 MESES

De janeiro a agosto de 2023, o programa Mesa Taubaté distribuiu 196.465 sopas para pessoas em vulnerabilidade social, abrangendo oito bairros. O último levantamento foi feito no final de agosto: 24.832 unidades entregues nesse mês.

As sopas, uma média de 1.200 por dia, são preparadas pela Cozinha Experimental do município, sendo que boa parte dos alimentos são recolhidos no Feirão do Automóvel Mesa Taubaté, que acontece todo domingo no Mercatau (Mercado Atacadista). Arroz, macarrão e feijão são os principais alimentos recolhidos na feira e utilizados nas sopas, também preparadas com abóbora, mandioca e carne com legumes.

As sopas são preparadas sob orientação de nutricionista, garantindo a qualidade dos alimentos, cujas porções têm vários nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais variados. Além de servidores da Prefeitura, o projeto tem a participação de voluntários dos bairros atendidos.

Em 2021, a partir de maio, quando foi criado o programa, mais de 176 mil sopas beneficiaram munícipes de oito bairros. No ano passado, o projeto da Prefeitura de Taubaté, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, atingiu a soma de 237 mil sopas.

A projeção é que, até dezembro, cerca de 300.000 sopas sejam distribuídas em vários bairros.