PREFEITURA DE TAUBATÉ LANÇA A CAMPANHA “RECOMEÇAR BEM”

Não dê esmola, doe informação: campanha tem como foco trazer de volta a esperança às pessoas em situação de rua, com trabalho do poder público e ajuda de toda a comunidade

Cuidar das pessoas em situação de rua e auxiliá-las a retomar suas vidas.

Esse é o objetivo da campanha “Recomeçar Bem”, ação iniciada pela Prefeitura de Taubaté nesta segunda-feira (15), focada em trazer de volta a esperança às pessoas em situação de rua, com trabalho do poder público e ajuda de toda a comunidade. A iniciativa reúne diversos serviços públicos disponibilizados pela administração municipal nas áreas de desenvolvimento social, saúde, serviços urbanos e segurança pública.

Essa ação social conta ainda com a colaboração de instituições, organizações não governamentais e de cidadãos em geral.

A união de todas essas áreas, de diversos profissionais e voluntários tem como objetivo cuidar das pessoas em situação de rua e auxiliá-las, com ações coerentes e uma política pública ativa para acolher quem precisa.

Esse não é um problema registrado apenas em Taubaté, mas a Prefeitura encara esse desafio de frente. A pandemia contribuiu significativamente para o aumento do número da população em situação de rua em Taubaté. Dados do Cadastro Único, de fevereiro deste ano, fornecem um retrato dessa população: 90% das pessoas em situação de rua têm entre 18 e 59 anos, 91% são do sexo masculino e 85% apresentam algum grau de dependência química.

Segundo dados do Cadastro Único, Taubaté tem atualmente cerca de 417 pessoas em situação de rua. Um censo sobre pessoas em situação de rua está sendo planejado para o segundo semestre.

A campanha “Recomeçar Bem” traz como lema: não dê esmola, doe informação. E orienta a população a informar a Prefeitura sobre pessoas em situação de rua. O foco é leva-las para a rede de apoio oficial do município. “Mande um zap”, pedem as peças publicitárias da campanha, informando, na sequência o número do telefone oficial do “Recomeçar Bem”: (12) 99684-8596. As mensagens serão recebidas pela estrutura da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que acionará uma equipe de abordagem.

A meta é trazer a pessoa em situação de rua para dentro da rede de apoio que o município oferece. E fazer isso envolvendo a comunidade.

Rede de apoio

A melhor forma de colaborar para que as pessoas em situação de rua consigam superar seus obstáculos é orientá-las a procurar um dos serviços ofertados pela Prefeitura, como o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), Centro Pop, Abrigo e Consultório de rua. Os profissionais envolvidos com esses serviços trabalham diariamente, com muita dedicação, e estão sempre comprometidos em ajudar a população de rua a reescrever uma nova história.

Os atendimentos começam pelo SEAS, que faz a identificação de cada um, explica e oferece os serviços disponibilizados pela Prefeitura e em seguida encaminham a pessoa para o Centro Pop, onde elas recebem lanche, material para higiene e atendimento técnico. No final da tarde, as pessoas em situação de rua podem ir até o Abrigo, onde têm a possibilidade de passar a noite, tomar café, jantar, fazer a higiene pessoal e passar por atendimento técnico.

Todo esse trabalho é acompanhado de perto pelos profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, que realizou no ano passado 1.350 abordagens com pessoas em situação de rua. Desse total, 1.033 aceitaram ser atendidas. Essas ações são pensadas estrategicamente por cada uma das áreas envolvidas.