INSPIRADO PELO PAI, PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIAS DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA

Há doze anos integrando o Sistema Municipal de Ensino, o professor Plínio Macedo desenvolve projeto de estimulo à leitura por meio da arte da contação de histórias.

Inspirado pelo pai, um contador de histórias nato sobre o folclore taubateano, um homem de prosa fácil, Macedo, que se formou em teatro na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo e é também escritor, criou o personagem Prosinha, com o qual conversa com diferentes públicos, estabelecendo uma ferramenta eficaz de comunicação. Ele faz eventos e tem um canal com o mesmo nome no YouTube, em que narra textos produzidos por autores consagrados.

Prosinha também é uma homenagem ao pai que carrega o apelido. O canal foi criado no período da pandemia da covid para manter contato com os alunos. Deu tão certo que o professor conta com três mil inscritos, fiéis de suas narrativas, o que incentivou também a criação de perfis nas redes sociais, com mais de 280 vídeos publicados. As pessoas passaram a solicitar produções originais.

Durante o período de reclusão na pandemia, Plínio seguiu produzindo seus conteúdos para a internet e passou a receber em casa livros de autores locais para divulgação.

Plínio mergulha no universo da literatura infantil, com referência a poesias, contos, fábulas e outros estilos. O autor tem obras publicadas: “Era uma vez um cachorro xadrez”, que fala sobre inclusão e é também um livro de colorir, e “Animais da Fauna do Vale do Paraíba”, escrito a partir de textos de outros escritores, ambos pela editora Casa Cultura. A previsão é de que em 2024 outras duas obras sejam lançadas.

O docente tem sua formação como professor de Arte, mas já ocupou cargos  no ensino fundamental I e II, coordenador de curso depois de concluir Pedagogia e atualmente é diretor da EMEF Vereador Pedro Grandchamp, na Fonte Imaculada.

Para Raquel Bueno da Silva, mãe de aluno, “o Prosinha mudou a minha vida e a vida das minhas crianças. Conseguiu mudar as rotinas diárias e noturnas. Prosinha já conteve crises de choro e irratabilidade, tanto em casa quanto na escola”, e acrescenta “Prosinha na Escola permitiu que as crianças dessem vida à imaginação, ao gosto pela leitura. O projeto tem que ter em todas as escolas”.

ROTINA NA ESCOLA

O professor trabalha com a leitura para promover ações de estímulo de ouvir e contar histórias. Agora, com recursos de emenda parlamentar, Plínio ampliou seu projeto original para o “Prosinha na Escola”, em que o autor vai às escolas, interage com os alunos e promove oficina de atividades plásticas, como dobradura e sessão de autógrafos, baseado em seu livro “Era uma vez um cachorro xadrez”. Serão distribuídos 300 livros aos estudantes.

ESTÍMULO AOS ALUNOS

Geissa Carvalho, professora do 1º A do ensino fundamental, está trabalhando o livro “Sr. Alfabeto” para alfabetização. “Então, eu chamei o Prosinha para que ele pudesse contar essa história para as minhas crianças. Ele estimula o conhecimento delas no reconhecimento das letras, palavras e participam da história. Fora o cenário, o traje, ele como diretor também se importa com essa parte do lúdico com as crianças, fazendo com que as crianças gostem de leitura”.