EM FEITO INÉDITO, ESTUDANTES CONQUISTAM 23 MEDALHAS NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Os 10 estudantes taubateanos, integrantes do Projeto Eafi Paradesportivo EPT NAPE, se classificaram para a Fase Final das Paralimpíadas Escolares depois de conquistarem 23 medalhas na Fase Regional da competição.

Os jovens retornaram ao município neste sábado, 9 de setembro.

Na modalidade Atletismo os paratletas João Matheus Máximo Medeiros, classes F 56,  foi campeão  no Arremesso de Peso e Lançamento Disco, e terceiro lugar no Lançamento Dardo. Yasmin Lorrane de Carvalho Leite, classe T 37, foi campeã nos 150 metros e prata nos 60 metros; Carlos Junior Alves da Silva, classe T 47, conquistou o ouro nos 400 metros e prata nos 100 metros e  no salto à distância. Miguel Teixeira de Sá Neto, classe F 37, foi campeão no Arremesso de Peso e bronze no Lançamento de Disco.

Os destaques da delegação de Taubaté, representando estado de São Paulo, ficou por conta do paratleta João Vitor Marcondes de Souza, classe F 36 e T 36, campeão nos 60 metros e 150 metros estabelecendo novo recorde Escolar Brasileiro da competição. Kauany Estrela Velozo de Camargo, classe F 54 T 55, foi campeã Arremesso de Peso e campeã nos 60 metros,  e também estabeleceu novo recorde Escolar Brasileiro da competição.

Na modalidade Bocha, o município participou com 2 paratletas, Lázaro Matheus e Renan Bastos de Morais Moreira, destaque para Renan que foi vice- campeão na classe BC 2 e está classificado para Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares, em novembro.

Em relação à participação dos nadadores, as atletas Larissa Lopes, classe S9, foi  vice-campeã nas provas 50 m livre e 100 m livre e terceiro colocada no 100 metros costas. E Ana Clara Wansowis, classe S 7, foi vice-campeã nos 50 m e 100 m livre. Ambas aguardam confirmação/ratificação para etapa nacional do torneio .

O Projeto EAFI Paradesportivo envolve a cooperação das secretarias municipais de Educação e Esporte, Lazer e Qualidade de Vida e tem como objetivo principal fomentar e desenvolver o paradesporto em Taubaté. São desenvolvemos as modalidades Atletismo, Badminton, Bocha, Ciclismo e Natação, com mais de 40 Paratletas, de 8 a 17 anos, atuando em 10 escolas municipais, além de uma academia parceira para a modalidade Natação.

O projeto tem parceria com o Centro de Referência Taubaté reconhecido pelo Centro Paralímpico Brasileiro.